segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Religiosidade do imigrante polaco

Foto do fotógrafo "polskiego pochodzenia" João Urban, presente em seu livro "TAM iTU", feita numa casa de "polskiego pochodzenia", em Cruz Machado, no Sul do Paraná. O início da colonização polaca em Cruz Machado é o tema da minha tese de doutorado em história, na Uniwersytet Jagielloński de Cracóvia.

Milionário foragido é detido

Henryk Stokłosa, o milionário polaco foi detido, na Alemanha, as 4 horas da madrugada desta segunda-feira, num controle de estrada. Sua detenção tinha sido expedida pela promotoria que investiga corrupção no governo da Polônia. Seu nome estava entre os mais procurados pela polícia na Europa, apesar de indícios de que ele estaria já na América do Sul. O ex-senador da República entre 1989 a 2005 e um dos homens mais ricos do país estava foragido. Com uma fortuna avaliada em mais de 200 milhões de reais, ele ocupa a 33a. posição na lista 2007 dos mais ricos da Polônia, segundo a Revista "Wprost". Stokłosa é acusado de ter conseguido empréstimos de milhões de złotych simplesmente amortizando impostos. Teria para isto subornado diretores do Departamento de Finanças e juízes de Poznań.
Stokłosa, em 1980, fundou a empresa Farmutil, que logo se tornaria uma das maiores no setor agrícola. Seu nome começou a aparecer bastante nos meios de comunicação do país, quando comprou uma rádio e um jornal e aumentava seu patrimônio de forma bastante rápida. Com o fim do comunismo, ele logo se candidatou ao senado e foi eleito em 1989, tendo cumprido seu último mandato em 2005. Nas últimas eleições ele seria candidato, mas fugiu antes.

Neve no Przegorzały 4: O mais bonito panorama

Vale do rio Vístula, no bairro de Zwierzyniec, visto desde os balcões do Castelo Przegorzały. Ao fundo, distante 100 km estão as montanhas Tatras, em Zakopane. O sol teima em sair entre as nuvens carregadas. Foto: Ulisses Iarochinski.

Neve no Przegorzały 3: Sem sal não há caminho

Há mais de 48 horas neva sem parar em Cracóvia. Nestes momentos, o funcionário mais importante do Przegorzały é Janusz Wędricha. Sem ele ficamos sem acesso com a cidade, pois nos mais de 500 metros da subida da montanha é necessário abrir caminho no meio da neve. Além de um trator, Janusz espalha um preparado com sal grosso, para manter a estrada transitável. Dependendo da quantidade de neve que cai é preciso fazer esse serviço mais de uma vez por dia, senão basta colocar logo cedo, antes que comece o movimento de descida e subida da montanha do Przegorzały.