quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Arte brasileira em Łódź


A artista plástica brasileira expôs suas instalações na Galeria Atlas Sztuka de Łódź (pronuncia-se uúdji), na Polônia. Aqui ela aparece dentro de uma de suas ilusões.
Regina Silveira nasceu, em 1939, em Porto Alegre. De 1974 a 1993, ela pertenceu ao Departamento de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde obteve um doutorado e um mestrado. Ela passou vários anos lecionando na Universidade do Texas, em Austin, e na Universidade de Porto Rico. Silveira tem mostrado seu trabalho em mais de oitenta exposições individuais e mais de cento e cinquenta e coletivas. Seu trabalho é conhecido principalmente em países da América Latina, onde expôs o seu trabalho na Argentina, Equador, Uruguai, Colômbia, Peru, Chile, Guatemala e Porto Rico. A artista fez também várias exposições nos Estados Unidos (Nova Iorque, Houston, Washington, Chicago, Portland, Filadélfia, Miami, Austin, Honolulu). Na Europa, suas obras não são tão conhecidos, mas já as mostrou em Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, Dinamarca, Bélgica e Hungria.
A artista em seu trabalho centra-se na na ilusão do espaço, luz, sombra, tempo, e seu falecimento. A janela principal da Galeria, em Łódź, desempenha um papel importante na formação da membrana que liga o interior da galeria com o seu exterior.
A instalação, intitulada "profundidade" é orientada para o espaço e revela a profundidade da imagem criada em um piso plano. Linhas de janelas, cobertas em breve perspectiva, produz efeito posterior execução no espaço. Ele funciona como uma profundidade virtual, capaz de provocar distúrbios na percepção espacial e dar lugar para o espectador um sentimento de preocupação.

Abertura da instalação de Regina Silveira ocoreu no último dia 24 de setembro e permanecerá exposta até 7 de novembro, de terça a sexta-feira, no horário das 16 às 20 horas. No sábado e domingo, o horário é das 11 às 17 horas. Entrada livre. Galeria Atlas Sztuka, ulica Piotrkowska 114/116 tel. 042 632 77 50. www.atlassztuki.pl