terça-feira, 5 de maio de 2009

O trabalhador famoso no estaleiro

O prefeito de Gdańsk, Paweł Adamowicz se opõe ao plano, de levar para o Museu Nobel de Estocolmo a exposição da antiga oficina onde Lech Wałęsa trabalhou nos Estaleiros históricos da cidade.
O conflito foi resolvido amigavelmente. Adamowicz escreveu em uma carta dirigida à administração dos Estaleiros de Gdańsk: "Não posso concordar que qualquer de direita ou de esquerda entreguem nosso patrimônio nacional". 
Ao longo dos anos, nenhuma das autoridades municipais se interessaram pela antiga exposição da oficina de trabalho de Wałęsa nos estaleiros. Com cinco metros de comprimento, armários metálicos, ferramentas e outros utensílhos ainda está no edifício, onde funcionou a seção dos eletricistas.
"O quadro original de Wałęsa poderá ir para Estocolmo", afirmou Emilia-Pezowicz, do departamento de imprensa da prefeitura. Em contrapartida, o edifício onde ele trabalhava será protegido.

Mali na Willa Deciusz

A dança típica de Mali com os corpos tatuados

A Willa Decius de Cracóvia promove no próximo dia 10 de maio, o Encontro "Mali. Tam, gdzie gwiazdy śpiewają" (Mali. Lá onde as estrelas cantam). No programa que se inicia às 12.30 e se estende até às 20.00 horas, consta uma palestra sobre a história da nação afriacana, incluindo a economia do país e a tradição cultural das tribos que sempre habitaram a região, além dos Tuareg - o povo do deserto.
Na sequência os participantes assistem a uma apresentação de fotos da viagem da diretora da Instituição, Danuta Glondys e do falecido cônsul honorário do Brasil Paweł Świderski àquele país, além das fotos dos consagrados fotógrafos Seydou Keity Malicka Sidibe. Haverá também degustação de chás e frutos africanos ao som de grupos artísticos com muita música, dança e pintura corporal típica do Mali.

Programação
12:30 - prof. Michał Tymowski (UW), Mali Contemporâneio
13:10 - dr Adam Rybiński (UW), Tuaregs – economia, vida tribal contemporânea, poesia e música. Abertura da exposição de fotografias de Adam e Władysława Rybiński
16:20 - Samba Ifrah Ndiaye, Cores do Sahara.
17:40 - dr Łucjan Buchalik, Arquitetura de Mali
18:20 - Ewa Prądzyńska, Marionetes Bamana (Bambara)
19.00 - Saydou Keita i Malicka Sidibe – fotografia contemporânea de Mali
19:30 - TAMTAMITUTU - apresentação de dança típica