domingo, 26 de abril de 2009

Aberto o V Festival de Fotografia de Varsóvia


O V Festival de Fotografia Artística de Varsóvia 2009 foi aberto nesta sexta-feira na capital polaca. Com aproximadamente 25 locais espalhados pela cidade, o festival expõe trabalhos de fotógrafos profissionais e debutantes.
Segundo a curadora Magdalena Durda-Dmitruk, o festival deste ano traz o mais representativo da fotografia polaca e Tcheca. "A riquesa na observação das belezas do nosso país é desde alguns anos apresentada nestas mostras do festival e com certeza são das mais interessantes deste meio de representação artística." A curadora explica que as obras foram feitas com máquinas tradicionais, digitais e até de computadores.
No programa do festival deste ano estão presentes alguns fotógrafos vanguardistas como Frantisek Drtikol, Jaroslav Roessler, Jaromir Funke, Eugen Wiskovsky, e também contemporâneos como Jan Saudek, Ivan Pinkava, Veronika Bromove, Vaclav Chochol, Miloslav Stibor.
Nos espaços do festival estão também trabalhos realizados por membros e alunos do Instytutu Twórczej Fotografii (ITF) de Opawa, conhecido como uma das mais prestigiadas escolas de fotografia da Europa.
O festival vai até de 7 de junho quando serão conhecidos os vencedores. Abaixo as fotos ganhadoras do "Grande Prêmio" do Festival do ano passado de autoria de Marta Szymczak, polaca nascida em 1984 e estudante da Faculdade Gráfica da Academia de Belas Artes de Varsóvia, no curso de artes do meios de comunicação.