sexta-feira, 8 de novembro de 2019

A partir de 11/nov/19, os polacos não precisam mais de visto para os EUA

A partir desta segunda-feira (11/11), Dia da Independência da Polônia, seus habitantes não precisarão mais do visto de turista ou negócios para viajarem aos Estados Unidos, com permanência de até 90 dias, e vice-versa.

A Polônia é o 39º país a ser contemplado com o programa Visa Waiver, que isenta do visto turistas e pessoas que viajam a negócios para os Estados Unidos.

De agora em diante, os cidadãos polacos não precisarão mais requerer um visto no consulado americano local para viajar para cá.

Com a adesão do país ao programa, os polacos deverão apenas se registrar no sistema online antes da viagem. Caiu também o valor da taxa cobrada ao turista, de $160 para $14.

A medida segundo as autoridades norte-americanas é para incrementar os negócios e o turismo de polacos nos EUA e uma demostração de boas relações, disseram autoridades dos dois países.

O presidente da Polônia, Andrzej Duda, disse em Varsóvia que a decisão pela isenção do visto é “uma importante e boa notícia” para os mais de 40 milhões de polacos, bem como para os cerca de 10 milhões de seus compatriotas que vivem nos Estados Unidos.

O presidente polaco agradeceu a Donald Trump por incluir a Polônia no programa de isenção do visto, algo que o país vinha buscando desde os anos 1990.

Segundo o departamento de Homeland Security, 23 milhões de pessoas chegam anualmente aos Estados Unidos através do programa Visa Waiver, que rende cerca de $190 bilhões em taxas e gera quase 1 milhão de empregos.