segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Kaczyński desesperado ataca Tusk

Momento em que atacou o primeiro-ministro eleito

O líder da extrema-direita polaca, o deputado Jarosław Kaczyński, perdeu a compostura, após o deputado indicado mais uma vez para primeiro-ministro Mateus Morawiecki não ter conseguido o voto de confiança do parlamento e ver seu opositor Donald Tusk ser eleito pelo voto de confiança de 248 deputados da oposição para formar um novo governo.

"Eu sei uma coisa, o Senhor é um agente alemão. Não sei quem eram seus avós, mas sei uma coisa. Você é um agente alemão", Jarosław Kaczyński atacou Donald Tusk desde a tribuna parlamentar. Os policiais reagiram imediatamente e começaram a cantar: "Para Berlim!" Um momento antes, todos os parlamentares cantaram o hino nacional polaco juntos.

Kaczyński invadiu a tribuna parlamentar, no final da reunião, desta segunda-feira. "Há um modo como alguém ofende alguém", ele justificou seu comportamento. Então, atacou Donald Tusk, diretamente.

Naquele momento, o presidente da Câmara dos Deputados pediu que  
Kaczyński deixasse a tribuna. "Esses insultos são estranhos, quando ditos neste momento e neste dia, Sr. Kaczyński", enfatizou Szymon Hołownia. "Desculpe pelo errado e pelo final deste dia sublime", acrescentou depois de um tempo. 

Finalmente, depois das ações polêmicas do Presidente da República, Andrzej Duda, o deputado Donald Tusk foi eleito primeiro-ministro da Polônia. Ele 
foi eleito com votos de 248 deputados contra 201. Quatro deputados da oposição votou junto com o partido de Kaczyński.

Uma vez assegurada sua indicação, Tusk se virou para seu oponente, o presidente do PIS - Partido do Direito e Justiça. O novo chefe de governo decidiu falar e fez um breve discurso. Num certo momento, Tusk dedicou a seus avós à vitória nas eleições de outubro e no voto de confiança do parlamento. Então, voltou-se diretamente para Jarosław Kaczyński e disse:

"Dedico ao Sr. Presidente. Sou culpado por meus dois avós. Hoje, eu também ouvi "vá para Berlim", "Für Deutschland". Todos os dias eu ouvia este álbum gravado há muitos anos por Jacek Kurski. Quando ele gravou este álbum, seu irmão Lech Kaczyński, para mim, disse publicamente, que um bastardo, como Kurski, não viu o que ele fez," afirmou Tusk.  

A história do "Avô Tusk de Wehrmacht" dominou a campanha, antes da segunda rodada das eleições presidenciais, em 2005, graças a Jacek Kurski. Como membro da equipe eleitoral de Lech Kaczyński, em uma entrevista ao semanário "Angora", Kurski disse: "Fontes sérias na Pomerania dizem que o avô de Tusk se ofereceu para a Wehrmacht".

A consequência dessas palavras, foi excluir Kurski do grupo de colaboradores do candidato do Partido Direito e Justiça. Kurski estava, então, temporariamente fora da campanha.

"Eu tenho que me desculpar com você por esse elemento da campanha negra", disse o ex-presidente da República falecido Lech Kaczyński para Donald Tusk durante aquele debate na televisão TVN, naquela eleição presidencial.

O avô Józef Tusk serviu na Wehrmacht, mas pelas informações fornecidas pela família, parece que ele foi incorporado a esta unidade pela força, em agosto de 1944, e não teve qualquer influência sobre ela. Ele serviu nas forças alemãs por vários meses, provavelmente, no deserto ou foi levado ao cativeiro britânico.

"Com isso, as forças armadas alemãs é um limão, mas vamos a elas porque as pessoas sombrias compram essas palavras que são atribuídas a Jacek Kurski como os jornalistas Tomasz Lis, Wiesław Władyka, Tomasz Wołek e Katarzyna Kolenda-Zaleska".


Para jornalistas e políticos não há dúvidas: "Kaczyński não aguentou a pressão. Jarosław Kaczyński não conseguiu suportar a pressão e chamou Donald Tusk da tribuna parlamentar de agente alemão. É isso que é a política de consentimento e o fim da guerra polaco-polaco, que Mateusz Morawiecki falou. Eu ficaria surpreso se Donald Tusk não tivesse a permissão dada pelo presidente," disse Jacek Nizinkiewicz, do jornal Rzeczpospolita, claramente.

"Kaczyński provou hoje o que era PiS. Este é o fim", afirmou Dariusz Joński, da Coalizão cívica.

"Kaczyński se despediu da política hoje. É claro que ele nem fez isso com a classe", disse Krzysztof Śmiszek, do Partido Nova Esquerda.

"É bom que pelo menos Jarosław Kaczyński falhe e mostre seu rosto real. Que ele faça isso com mais frequência. Os polacos se lembrarão", disse Sebastian Białach do site de notícias Onet.

"O presidente Kaczyński está em uma forma de pesadelo. As pessoas olham, os jovens olham o que ele disse sobre agentes alemães. Aqui está faltando o cálculo político. Ele é um homem totalmente perdido neste momento," disse fortemente Janusz Schwertner.

Szymon Hołownia, presidente da Câmara, foi questionado sobre as palavras de Jarosław Kaczyński, de que a queda do governo de Mateusz Morawiecki é o fim da democracia. Assim respondeu:  "Mas ele vai parar de vir para o Congresso? O partido dele enviará alguém para ocupar o lugar dele? Porque desde o fim da democracia, este é um órgão de fachada e somente um edifício. Sr. Kaczyński, o senhor precisa saber perder. Senhoras e senhores, isso é política, os governos mudam. A única questão é como será. Este não é o fim da democracia polaca. Os comentários dele são completamente frívolos."

Fontes: Sites de notícias da Polônia
Texto: Ulisses Iarochinski