segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Carmo contagia Cracóvia

A estréia mundial do filme "Carmo", no Kino Kijów, de Cracóvia foi um grande sucesso. Inteiramente tomado pelo público, o cinema onde Andrzej Wajda costuma fazer suas estréias ficou pequeno para a festa brasileira que contagiou desde o prefeito da cidade até o embaixador brasileiro além de um número bastante grande de artistas e cineastas polacos. Roda de Capoeiristas polacos, banda tocando samba na festa que começou logo após a projeção do filme.
Murilo Pasta, o diretor brasileiro radicado há 18 anos na Inglaterra era o que mais recebia cumprimentos e pedidos de entrevista. O mesmo ocorria com a atriz brasileira Mariana Loureiro e o ator espanhol Fele Martinez, protagonistas deste "road movie" pantaneiro, gravado em Corumbá.
O produtor polaco Grzegorz Hajdarowicz, um dos mais animados da festa, fez questão de no dia seguinte, sábado abrir as portas de sua Dworek - mansão medieval, em Karwionice, nos arredores de Cracóvia para o diretor e os protagonistas do filme.

Murilo, Grzegorz, Mariana e Fele. Foto: Ulisses Iarochinski

A atriz Mariana Loureiro, antes disso, acompanhada pelo irmão Paco e a mãe Glória do ator Fele Martinez foi aos campos de concentração e extermínio alemão-nazistas de Auschwitz e Birkenau na manhã de sábado, guiados pelo blogueiro Ulisses Iarochinski.

Paco Martinez Perez, Mariana, Glória (mãe de Fele). Foto: Ulisses Iarochinski

Porém, ela fez questão de passar em frente ao cinema da estréia, antes que levassem embora o grande painel do filme... Mais uns minutos e não seria possível a foto com o cartaz no chão em frente ao templo do cinema polaco.
Mariana Loureiro no Kino Kijów. Foto: Ulisses Iarochinski

Agora "Carmo" deve ganhar as salas de cinema da Polônia e participar do Festival de Cinema de Łódź. Depois Espanha e só em março estrear no Brasil.

Reforma da previdência terá correção

As manchetes principais do jornal Rzeczpospolita desta segunda-feira, 20 de outubro de 2008, são Correção na Reforma da Saúde e Colin Powel votará em Obama.