quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Katyń é o mais votado no NY Times

Foto: Jerzy Dudek
Se depender dos leitores do jornal New York Times espalhados pelos quatro cantos do mundo, o Oscar de Melhor Filme estrangeiro já tem dono. É o polaco Andrzej Wajda (andjei vaida) com seu relato sobre o assassinato de 40 mil oficiais das forças armadas polacas pelos soldados soviéticos, durante a Segunda Guerra mundial, em Katyń. Até o momento, o filme polaco já alcançou 93 por cento dos votos. Para votar também no representante da Polônia acesse o NY em http://movies.nytimes.com/awardsseason/oscars2008.html
No site do jornal Norte-americano voce pode votar também em todos os nomnados, apesar da votação não contar para eleger os ganhadores do Oscar. Porque isto só a Academia de Hollywood. Veja como está a contagem:

FOREIGN LANGUAGE FILM
Beaufort, Israel:
2 % Total votes: 2558
The Counterfeiters, Austria:
2 % Total votes: 2825
Katyn, Poland:
93 % Total votes: 135417
Mongol, Kazakhstan:
1 % Total votes: 2014
12, Russia:
2 % Total votes: 2382

Samba no Valentin polaco

Praia Latina Eda Szynszyla na LATYNOSKIE WALENTYNKI!!! é a festa para comemorar o dia de São Valetin - dia dos namorados em Varsóvia. Com a presença das multas e loiras do grupo de DANÇA BRASIL, o percurssionista Wojtek Kidoń e o DJ - ED SZYNSZYL. O grupo de dançarinas é comandado pela polaca Joanna Marków, que apaixonada pelo ritmo embarcou no primeiro avião de sua vida com destino a Maceió e Rio de Janeiro. Voltou e criou sua Escola de Samba na capital polaca. Na falta de mulatas ensinou as loiras e castanhas polacas de olhos azuis. Na noite desta, quinta-feira, dia 14 de fevereiro, no Mono Bar, em Varsóvia, ulica Mazowiecka 11a, a partir das 21:00, aquele que for poderá participar do concurso de levar para casa um troféu de melhor sambista da noite. Professora é que não vai faltar... Joanna e suas colegas prometem dobrar a cintura da polacada. Festa dos namorados em Varsóvia é com samba brasileiro.

Valetin - dia dos namorados

Walentynki
Tam daleko w morskiej fali,
Tam gdzie mgła cieniutk drży,
Tam sie pierwsza gwiazdka pali
A ta gwiazdka jestes ty


O dia dos namorados no hemifério Norte é comemorado no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentin. Aqui na Polônia não é diferente todos os enamorados ofertam pirulitos vermelhos em forma de imensos corações... doces a seus amores.
Os versinhos acima dizem: Valentin - Lá longe nas ondas do mar, lá onde a bruma fininha tirinta, lá a primeira estrelinha se arde, e esta estrelinha é você.