terça-feira, 4 de março de 2008

Vergonha: brasileiro na seleção polaca

O governo polaco está para cometer uma grande injustiça contra os milhares de brasileiros que desesperadamente buscam provar que seus avós e bisavós nasceram em solo da Polônia e que em suas veias corre o mais puro sangue polaco. Anos atrás, os mesmos funcionários que analisam os pedidos de cidadania dos brasileiros descendentes de polacos, já tinham cometido a mesma gafe. Deram passaporte polaco para um perna-de-pau que atendia pelo nome de Olisadebe. O africano foi um fiasco com a camisa 9 da seleção polaca no mundial de 2002 na Copa Coréia-Japão.
O paulista Roger Guerreiro, de 26 anos, nascido em São Paulo, que desde 9 de dezembro de 2005, joga no time do Legia Varsóvia espera pela cidadania polaca e para consequentemente ser convocado pelo treinador Leo Beehakker.
Entrevistado pelo programa da televisão "Sportowego wieczoru" da TVPInfo , o jogador de futebol brasileiro até fez graça. Ao lembrar Emmanuelu Olisadebe, disse que: "Em polaco Olisadebe somente conhecia dzień dobry, eu sou melhor, pois além do bom dia também já sei dizer dobranoc i dziękuję, ou boa noite e obrigado".
O mesmo governo que pode dar a cidadania a um estrangeiro que não possui nenhum antecedente polaco é o mesmo que agora dá uma nova interpretação a Lei de Concessão de Cidadania, não reconhecendo como cidadãos todos aqueles que nasceram no período de 1795 e 1918. Os funcionários do departamento de imigração das Voivodas (Estado) que analisam os processos, alegam que nossos avós e bisavós, mesmo comendo pierogi, falando o segundo mais difícil idioma do mundo, cantando "Hej Sokoły" não eram polacos, mas sim eram prussos, alemães, russos ou austríacos.
Roger Guerreiro, que nem é assim tão bom como pensa, pois quem se destaca no time há algumas temporadas é o outro brasileiro, o Edson (lateral-esquerdo), foi citado pelo treinador holandês da seleção polaca e agora já da entrevista como possível convocado. "Se consigo o passaporte polaco, estou a disposição do treinador da representação. Meus planos podem até mudar, mas até o fim de 2009 tenho contrato com o Legia e com isso espero fazer um melhor contrato na renovação." Acrescentou.
Roger Guerreiro, foi contratado junto ao AD São Caetano e tinha passado pelo Juventude de Caxias do Sul. Desde que chegou na Polônia já jogou 58 partidas e fez 12 gols.

Wajda em Porto Alegre

Foto: Renata Pajchel
O Studio Clio de Porto Alegre dentro de sua programação de março destaca a apresentação do filme polaco "O Homem De Mármore" de Andrzej Wajda (andjei vaida), o mesmo do filme "Katyń" , o grande perdedor na categoria filme estrangeiro do Oscar 2008. Simplesmente a Academia de Hollywood não teve a mesma competência do júri do Festival de Cannes que concedeu entre outros prêmios o da "Crítica Internacional do Festival de Cannes de 1978, para o "Homem de Mármore" que entrou para a história como uma das mais importantes obras do cinema europeu de todos os tempos. Tiago Halewicz, curador do projeto "Memória Cultural Polaca", comenta a estética cinematográfica de Andrzej Wajda e a arte do Realismo Socialista. A projeção do filme tem apoio do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e da R&O Editores. Data: 3 de março (segunda-feira), no horário das 19:30 horas.

Tempski-Silka e a Pomerânia

Valton Sergio von Tempski-Silka está lançando o livro "História e Ancestralidade" em sessão de autógrafos, na segunda-feira, dia 10 de março, em Curitiba. Em sua obra o leitor faz um enriquecedor passeio pelo tempo, revisitando a Pomerânia, conhecendo a Prússia e sua História; conhecendo as origens da cultura ocidental da Europa medieval e seus desdobramentos; entendendo os movimentos demográficos modernos e seus reflexos no Brasil e no Paraná.
A Pomerânia, ou Podmorze, em que pese a lembrança que traz aos habitantes de origem alemã da cidade de Pomerode, em Santa Catarina, sempre foi terra da Polônia. Por um período de 127 anos esteve sob ocupação prussa-alemã. Assim, muitos prussos e alemães, quando a Polônia recuperou suas milenares terras banhadas pelo mar Báltico, tiveram que sair e voltar para sua Alemanha, outros embarcaram em navios para o desconhecido... alguns destes foram começar nova vida em terras brasileiras do Vale do Rio Itajaí.
Tempski-Silka, durante a sessão de autógrafos estará fazendo também um perguntas e respostas com o público que comparecer. O lançamento é na Livraria Curitiba Megastore do Shopping Estação, na avenida Sete de Setembro, 2775, Centro, loja 1108, telefone 41-3330-5118.