terça-feira, 30 de junho de 2009

Festa: fim de semana polaco em Curitiba


Acontece neste mês de julho, de 1º a 11, no Teatro Guaíra, em Curitiba, a 48ª edição do Festival Folclórico e de Etnias do Paraná. Grupos folclóricos das diversas etnias, que compõe o espectro cultural do Estado mais multiétnico do Brasil, apresentam suas tradições divulgando uma das mais ricas culturas do país. Um autêntico festival de cores, música e coreografia espera por aqueles que forem aos espetáculos, que acontecem diariamente.
A cultura e a tradição polaca vai estar presente especialmente no dia 03 (sexta-feira), às 20:30h, na comemoração do "Dia da cultura polaca", com a apresentação do Grupo Folclórico Junak de Curitiba juntamente com os grupos Wawel de São José dos Pinhais, Karolinka de São Mateus do Sul e da Banda Polaca Coração Nativo de Curitiba. No dia 07 (terça-feira) é a vez do Grupo Folclórico Wisła, de Curitiba, tomar conta do palco do Guairão, com mais dança, cores e música.
Mas é no Bosque João Paulo II (Bosque do Papa), em Curitiba, que as festividades polacas, sobem de voltagem, no domingo, dia 5 de julho. A partir das 13 horas, a festa contará com a apresentação de grupos folclóricos polacos e também de outras etnias, como o italiano Anima Dantis e o português Alma Lusa.
O Grupo Folclórico Polaco Wesoły Dom, de Araucária vem na sequência. Depois, na parte musical, haverá participações da Banda polaca Os Guri, Herdeiros da Polônia, Coral Santa Cecília e Coral Santa Ana de Abranches.
As 16 horas com a presença de Rizio Wachowicz, presidente da Braspol, do Padre Zbigniew Józef Minta, provincial da Sociedade de Cristo, de Dom Pedro Fedalto, arcebispo emérito de Curitiba, e do Prefeito Beto Richa serão entregues as casas-monumento restauradas, a capela de Nossa Senhora de Częstochowa (pronuncia-se Tchenstorróva) e casa Furman. A festa se encerra com a apresentação da Banda Coração Nativo.

Comemorações
A festa é em comemoração aos 29 anos da visita do Papa João Paulo II a Curitiba e aos 140 anos da chegada do grupo de imigrantes a Brusque, grupo que é considerado o início da colonização polaca em Curitiba e no Paraná.
Também está se comemorando os 50 anos da presença da Congregação Sociedade de Cristo no Brasil e os 20 anos de democratização da Polônia e a queda do comunismo.