quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Filme de animação polaco

Link: TANGO. (von ZBIGNIEW RYBCZYNSKI)

"Tango", filme premiado de Zbigniew Rybczyński com o Oscar de melhor curta de animação de 1983.

Zbigniew Rybczyński, nasceu em 1949 em Łódź (uudji) na Polônia e é um dos mais prestigiados diretores da indústria cinematográfica. Premiado pela Academia de Hollywood e por festivais internacionais. Atualmente é pesquisador da Ultimatte Corporation.
Rybczyński estudou na famosa universidade do cinema polaco a Łódź Film School - PWSFTviT. Ele é autor entre outros filmes de Rozmowa- TV, Po Omacku, Wideokaseta, Wanda Gościmińska włókniarka, Tańczący Jastrząb, quando ainda era estudante de cinema. Depois profissionalmente realizou entre outros tantos,Plamuz 1973, Zupa 1974, Nowa książka 1975 e este Tango de 1980. Tango ganhou o Oscar de melhor curta de animação de 1983.
Ele é reconhecido como o píoneiro no uso da tecnologia HDTV. Em 1990, produziu em HDTV um programa para Orquestra para o mercado japonês. O programa ganhou inúmeros prêmios. Rybczynski criou vários video-clips para artistas como Art of Noise, Mick Jagger, Simple Minds, Pet Shop Boys, Chuck Mangione, The Alan Parsons Project, Yoko Ono, Lou Reed, Supertramp, Rush, Propaganda, Lady Pank e também para o John Lennon's Imagine.

Novo Prêmio para Wałęsa


O ex-presidente da República e líder do Solidariedade Lech Wałęsa (lerrrh vauensa) recebeu o Prêmio  ‘Cavaleiro da Liberdade" da Fundação Kazimierz Pułaski.
As personalidades já premiadas pelas fundação foram: o ex-presioneiro de Auschwitz e ex-ministro das relações exteriores da Polônia, Władysław Bartoszewski, o historiador britânico Norman Davies, que escreveu alguns dos mais importantes livros sobre a História da Polônia e o doutor Alaksandar Milinkiewicz, oposicionista ao ditador da Bielo-Rússia

A Fundação Kazimierz Pułaski é uma organização que tem como principal objetivo promover a liberdade, a igualdade e a democracia. Criada em 1989,  logo após a queda da União Soviética dedica-se a pesquisas científicas, publicações, organização de seminários e congressos e o Prêmio para aqueles que se destacam na luta pela liberdade.

Kazimierz Pułaski

Soldado do clã Ślepowron e membro da aristrocracia Polaco-Lituana, é também conhecido como o "pai da cavalaria americana". Como militar comandou as forças do Reino Unido Polônia Lituânia na Confederação de Bar contra a dominação russa. Com a derrota e consequente divisão da Polônia imigrou para os Estados Unidos, onde se tornou general das Forças Armadas Continentais durante a Guerra da Independência dos Estados Unidos da América do Norte. Morreu na Batalha de Savannah. Em sua homenagem, uma das pontes de Nova Iorque tem seu nome.