segunda-feira, 22 de março de 2010

Exposição sobre Polański


O Museu de Cinema de Łódź (pronuncia-se uúdji) reuniu uma impressionante coleção de cartazes de filmes de Roman Polański, entre eles muitos, desenhados por famosos artistas de vários países.
Os cartazes, fotos, e filmes do cineasta polaco, que continua em prisão domiciliar na Suíça, estão numa exposição itinerante que foi aberta ano passado e chegou na Alemanha este mês. Começou em Gdynia de 14 a 27 de Setembro, depois esteve em Łódź de 8 de Outubro de 2009 a 5 de fevereiro de 2010; em Leipzig de 14 a 28 de outubro; em Halle de 29 de Outubro a 18 Novembro; em Leipzig e Halle, a exposição aconteceu durante o festival de cinema polaco "filmPOLSKA", realizado naquelas cidades alemãs; e desde 27 de maio, está no Museu de Cinema de Düsseldorf. Nesta cidade a exposição permanece até 20 de maio de 2010).
Na exposição é possível ver o jovem Romam em fotos e filme do diretor Andrzej Wajda de 1954. No filme do mestre ele é ator e faz o papel de Mundek.


Romam como Mundek, ao centro
Pokolenia - (1954)

Diretor: Andrzej Wajda
Roteiro: Bohdan Czeszko
Fotografia: Jerzy Lipman
Cenários: Roman Mann
Música: Andrzej Markowski
Elenco: Tadeusz Łomnicki, Urszula Modrzyńska, Tadeusz Janczar, Roman Polański (Mundek), Ludwik Benoit, Zofia Czerwińska , Zbigniew Cybulski, Tadeusz Fijewski, Hanna Skarżanka, Kazimierz Wichniarz, Wiesław Gołas, Kazimierz Kutz, Jan Machulski, Franciszek Pieczka.

Nasce o diretor
Seu primeiro filme ainda em 1957 já revelava o gênio do cinema polaco e um dos maiores da história do cinema mundial.

Rozbijemy zabawę - (1957)

Diretor: Roman Polański
Roteiro: Roman Polański
Fotografia: Marek Nowicki, Andrzej Galiński
Música: Krzysztof Komeda
Montagem: Halina Prugar, Janina Niedźwiecka
Diretor de produção: Maciej Żuralski
Produção: PWSF

P.S. Quem sabe a exposição não possa vir ao Brasil. Os quatro Estados do Sul a receberiam muito bem, nas comemorações dos 90 anos de estabelecimento de relações diplomáticas Brasil- Polônia.