sexta-feira, 21 de maio de 2010

Jornal russo culpa piloto presidencial

Foto: Mikhail Metzel

Os meios de comunicação e especialistas russos alegam que a culpa da catástrofe do avião presidencial polaco foi dos pilotos. O Ministério Público polaco, contudo, não confia plenamente nestas alegações e quer nomear os seus próprios peritos.
O jornal moscovita "Kommersant", em publicação desta semana, salienta que a Polônia e a Rússia divergem na avaliação das causas da queda do avião presidencial. O jornal baseia suas informações em peritos anônimos da inter-Aviation Committee (MAK), que há dois dias, apresentaram resultados preliminares da investigação da tragédia.
Segundo o "Kommersant", especialistas russos estão convencidos de que o acidente Tu-154M ocorreu devido à inexperiência do piloto presidencial, que, querendo satisfazer o pedido das autoridades, concordou em um pouso fatal. Foi então, que ouviu do navegador os erros desastrosos feitos pelo piloto.
O jornal ainda sugere que o erro dos pilotos pode estar relacionado à presença de terceiros na cabine de comando. Segundo a chefe da MAK, Tatiana Anodiny, a presença de estranhos na cabine é importante para determinar as causas do desastre.