sexta-feira, 10 de abril de 2009

Sexta "Wielki piątki" da Paixão na Polônia

A sexta-feira da paixão na Polônia Católica Apostólica Romana teve muita procissão. A reportagem do canal de informação da Telewizja Polska TVPInfo mostra um panorama das comemorações que vai de Varsóvia a Kalwaria Zebrzydowska, a 20 km de Cracóvia, com homília do Cardeal Arcebispo Metropolitano de Cracóvia, Stanisław Dziwisz (secretário particular do Papa João Paulo II) por 4 décadas. Na catedral, onde Karol Wojtyła despertou para sua vocação sacerdotal, ainda criança, o cardeal Dziwisz falou para mais de 100 mil fiéis que os políticos cinicamente "matam a verdade" ao aprovarem leis que favorecem o aborto. A reportagem é de Joanna Bukowska

PO sobe PiS cai


O semblante calmo de Tusk - Foto: Wojciech Olkuśnik

Metade dos polacos querem votar nas eleições para o partido da Platforma Obywatelska (PO) segundo sondagem publicada pelos dois maiores jornais do país, "Gazeta Wyborcza" e "Rzeczpospolita".
O interessante, segundo a pesquisa do "Rzeczpospolita" é que as intenções de voto para o partido do primeiro-ministro Tusk cresceu na última semana de 48% para 59%, enquanto a queda do partido PiS dos gêmeos Kaczyński foi de 6% e agora está apenas em 24%. O SLD do ex-presidente Aleksander Kwaśniewski cresceu para 12%.
Para o Prof. Ireneusz Krzemiński, sociólogo da Universidade de Varsóvia a pesquisa reflete o que andou ocorrendo na última semana, entre outras coisas, com a votação no Congresso de quem deve representar a Polônia nas reuniões de Cúpula da União Européia. A maioria da sociedade entende que esta é uma tarefa para o primeiro-ministro, mas o presidente Lech Kaczyński e seu gabinete reagem de forma arrogante na questão. Também o modo como se comportou o presidente da República na escolha do novo chefe da OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte, não apoiando o ministro das relações exteriores Radosław Sikorski, por ele ser do Platforma Obywatelska que segundo o sociólogo foi antipatriótico.
Para o jornalista da Gazeta WyborczaMariusz Jałoszewski, a queda do PiS também foi consequência do conflito causado pelo lançamento do livro do mestre em história da Universidade Iaguielônia e funcionário do Instituto da Memória Nacional, Paweł Zyzak destilando mentiras contra Lech Wałęsa
Na opinião de Jałoszewski, a maioria dos polacos confia em Wałęsa e está atento as tentativas dos Kaczyński de politicamente destroçar o status de herói de Lech Wałęsa no panteão nacional. Além disso o gêmeo Jarosław Kaczyński, presidente do PiS tem um rosto agressivo, enquanto Donald Tusk, o primeiro-ministro é o preferido pelo seu semblante de paz.

Prefeitura não pagou ainda o túnel

Foto: Mateusz Skwarczek

O consórcio ZUE e Budostal 5 encerrou o contrato com a Agência de Desenvolvimento da Cidade de Cracóvia na construção do tubel para o tranwaj rápido (bonde elétrico), pois não recebeu 30 milhões de  zł. Os empresários querem entrar na justiça.
Meio ano atrás o consórcio assinaram contrato para a conclusão do túnel entre a rotatória Mogilsko e a ulica (ulitssa - rua) Pawia.  Os trabalhos orçados em mais de 160 milhões de złterminaram em 11 de dezembro de 2008. Pouco tempo depois, o prefeito Jacek Majchrowski depois de muitos anos de espera inaugurou com pompa a linha de tramwaj Krowodrza Górka e Kurdwanów. No trecho circula a linha 50 do tramwaj.
Para quem chega em Cracóvia depois de não ter estado aqui há seis anos, as mudanças ocorridas na região da Estação Central Ferroviária são muitas, a começar pela estação rodoviária implantada, o maior shopping center da europa e finalmente ares de metrô, justo na conexão entre a rodoviária e a ferroviária...escadas rolantes que levam ao subssolo para a linia 50 do tramwaj. Tudo muito bonito e moderno, mas aqui demora de três meses em pagar dá problemas com a justiça.