domingo, 19 de agosto de 2007

Ornamento da kaszubia

O ex-embaixador da Polônia, no Brasil, o jornalista Jacek Hinz, visitou este blog e alertou para o detalhe da foto do pierogi ruskie (publicada dias atrás), de que o prato onde estão os pierogi, está ornado com arranjos de flores da região da Kaszubia (na Pomerânia), no Norte da Polônia.

Hinz é atualmente diretor do Departamento América Latina do Ministério de Relações Exteriores da Polônia, em Varsóvia.

Manhã de Domingo

Foto Ulisses Iarochinski

Passeio de coche no Rynek (praça central) de Cracóvia numa manhã de domingo de verão


A vala comum

Fotografia do exército nazista em seu avanço a Moscou
Fosso onde foram enterrados quase 40 mil soldados polacos assassinados pelo exército russo durante a segunda guerra mundial na cidadezinha de Katyń. Este massacre é o tema do filme que o cineasta polaco Andrej Wajda, lança no próximo dia 17 de setembro, no Festival de Cinema de Gydnia.

Remédio para cansaço

Para cansaço não há melhor remédio que deitar, descansar e dormir. Quando acordarem já descansados, então, podem fazer algo de bom para si e para seus semelhantes. Pois cansados só gritam e se irritam. E qualquer especialista de coisa nenhuma sabe que a irritação imobiliza e que irritados não sabem o que fazem, o que gritam ...E o que dizem.

Mensagem à cansada Ivete

"Merece destaque o comentário de um dos parentes das vítimas do acidente, quando se dirigia ao local do acidente: "este é um momento nosso!". Em outras palavras, era o momento de intimidade. Com este pequeno comentário, desmontou todo o esquema discursivo dos cansados, que se baseia no que há de mais característico da nossa cultura brasileira: a falta de limites bem definidos entre a esfera pública e a privada. Toda a resmungação cansadista era baseada nesse empastelamento entre o público e o que é particular. Os cansados queriam mais que manifestar solidariedade com a dor dessas famílias, eles pretendiam que 190 milhões de brasileiros a sentisse como sua. Esse artifício retórico é velho. Maquiavel já aconselhava ao príncipe que, ao defender seus próprios interesses, desse ao povo a impressão (quando não a certeza) de que está defendendo o bem geral. Mas aquele comentário do familiar desmonta todo esse discurso de insatisfação pseudo-geral. Alguém que perdeu um familiar há pouco tempo não se sente amparado, acolhido, representado por toda essa onda de "insatisfação cansada" que está por aí."
Trecho do artigo do prof. Ignácio Dotto Neto, de Curitiba, a propósito da missa de 7° dia dos familiares das vítimas do avião da TAM e da manifestação dos cansados liderados pelo presidente da OAB-SP, de Hebe Camargo e da Ivete Sangalo. Doutto Neto também perdeu o pai em um acidente.