quarta-feira, 9 de junho de 2010

Patriotismos: tcheco e polaco

Cidade de Brno na República Tcheca - foto: Martin Vejrosta

Andrej Ruščák, cidadão Tcheco, que durante três anos viveu em Cracóvia escreveu uma carta ao jornal Gazeta Wyborcza, que acabou publicada nesta quarta-feira como uma reportagem. Em seu texto, Andrej fala de patriotismo tcheco e patriotismo polaco. Interessante como um estrangeiro consegue perceber coisas de outros países quando confrontado com seu próprio. Vale inclusive para brasileiros, que estando no exterior continuam reclamando da falta de feijão preto, churrasco, chimarrão e cachaça e passam incólumes por vodca, cerveja, pierogi e bigos. Veem sujeira na casa dos outros e emporcalham a própria.
Isto tudo, para dizer que nesta ponte aérea Curitiba- Cracóvia que passei a viver há alguns meses já fui assaltado duas vezes em Curitiba...nas duas vezes, os meliantes que apontavam o revólver para mim eram "garotões" de 18 anos. Mas isto é outra história. Vamos ao texto do Andrej, numa tradução livre de polaco para português.

Nas terras Tchecas, ou seja, na Boêmia, Morávia e Silésia tradicionalmente o entendimento de patriotismo passa pelo o amor à Pátria. Não para a nacionalidade, não para o Estado, mas para o país. O patriotismo nacional apareceu em terras tchecas na segunda metade do século XIX. Século, no qual o movimento nacional começou a construir uma "versão tcheca correta de patriotismo" e que mais tarde viria a causar muitos problemas.
O patriotismo ali foi impulsionado principalmente pelo Presidente Edvard Beneš e depois pelos comunistas - e é domínio principalmente das gerações mais velhas. A geração jovem de hoje está à procura de raízes patrióticas na história antiga da nação (antes de 1918), pois querem resposta para a pergunta "Quem são os Tchecos?".
Morando na Polônia atualmente e interessada pelas coisas polacas, acredito que os polacos possam também estar interessados em comparar os diferentes tipos de patriotismo. Talvez, o exemplo Tcheco possa apresentar algo próximo, principalmente para a nova geração.
Contrariamente à propaganda do patriotismo nacional implementado após 1918, nas bases da construção do país, o patriota não foi apenas aquele que saiu sobre um cavalo ostentando a bandeira nacional pelo mundo, mas quem construiu uma fábrica dos melhores produtos possíveis. O orgulho patriótico veio com o slogan "nós também podemos" - e que foi a senha da República Tcheca alcançar o topo da economia mundial e o respeito das nações no início do século XX. Quando os trabalhadores tchecos, após 1848, viajaram pela Europa em busca de trabalho (a maioria foi para a Alemanha), viram a diferença entre o seu país e os outros países e sentiu vergonha por ter vindo de uma paróquia, e não de um país rico.
Então veio a idéia de tentar se igualar aos alemães, em ser até, melhor do que os vizinhos. E isto poderia ser feito através do trabalho, da construção, do desporto, da economia, e etc. Os tchecos estavam orgulhosos de pessoas, como František Križik que instalou postes elétricos, em Praga, já em 1891; de Jan Perner, que rapidamente construiu trens disponíveis para a maioria dos tchecos; ou de outros fabricantes como Emil Škoda, Václav Laurin, Václav Klement, Emil Kolben, ou Cenek Danek. Suas fábricas produziam mercadorias de alta qualidade, que foram em seguida, conhecidas em todo o mundo, com uma tecnologia, que poderia ser descrito como a "high-tech XIX" (alta tecnologia do século XIX".
Da mesma forma, o orgulho nacional da República Tcheca e o patriotismo foi desenvolvido com base na construção de modernas cidades, na preservação histórica e turística. Já em 1888, foi criado o Club de Turismo Tcheco, que em todo o país, não só nas montanhas, foi construindo trilhas, que permitiam às pessoas visitarem os lugares de seu próprio país - e isto foi que lhes ensinou o amor por sua terra. Ao mesmo tempo foi criada a Sokol, uma organização esportiva, que assistiu e ensinou massivamente as pessoas de todas as idades - de jovens a velhos. na Morávia outra organização católica semelhante, a " Orel", realizou a mesma função.
Não apenas por coincidência, as terras Tcheca começaram a ser mais pobres e menos interessantes para o mundo, quando apareceu o patriotismo conhecido por "típico sertão polaco da voivodia de Santa Cruz", ou seja, um patriotismo étnico, prevenindo que as pessoas podiam ser divididas em "melhores" e "piores" patriotas.
O comunismo na República Theca estabelecido depois de 1948, promoveu o patriotismo étnico, mas afastou os Tchecos do Ocidente e semeou hostilidade aos outros povos do Oriente - o que só ajudou o partido no poder a controlar a população. Isso era ser tão patriota, tanto quanto se sabia sobre a Polônia, Sérvia e Rússia. As pessoas pensavam assim,"é indiferente para mim se o meu país é bonito ou feio, rico ou pobre, mas principalmente para mim é que ele é o meu país." Tal abordagem é desanimadora, pois se alguém do país e da nação se considera o melhor do mundo, isto não o leva à atualização, ou a corrigir seus erros, porque o erro não é patriota.
Felizmente outra grande mudança viria a acontecer depois de 1989, quando as pessoas tchecas, em grande número, começaram a visitar a Áustria e a Alemanha. Elas ficavam olhando para a beleza de ruas quaisquer, para a pureza, a riqueza e o prazer ... e, novamente, muitos deles sentiam vergonha de seu país. Vergonha que ajudou a moldar a aparência de todo o país, porque a partir daquele momento até hoje, os tchecos compararam-se cada dia com os alemães e os austríacos. Muitas vezes, a típica situação pós-comunista (por exemplo, garçom maligno), as pessoas reagiam apenas com esta frase: "Na Alemanha isto nunca aconteceria!"
Agora, visitando, a República Tcheca, há duas semanas, vi-me diante de um feio subúrbio de Brno e eu senti vergonha do meu país, perante minha noiva polaca, e ela por outro lado, olhava para a nova e linda autoestrada, a reconstrução da cidade, do pequeno número de anúncios nos espaço públicos (em comparação com os painéis imensos dos anúncios polacos), os trens novos, as novas ferrovias, e muitos coisa nova, ou reconstruídas. Senti-me orgulhoso de meu país, eu me senti como um patriota.
Durante três anos, quando eu morei em Cracóvia, notei que os polacos não possuíam esse tipo de reflexão, a da comparação com os outros. "Eu não posso entender por que Zgorzelec é tão feia, pois o rio que separa a cidade polaca da cidade alemã Görlitz é muito bonito e a própria cidade alemã é tão bela e Zgorzelec, que é o cartão de entrada polaco é tão feia."
Como o céu estava fechado devido a erupção vulcânica de Eyjafjallajökull, eu tive que ir à Inglaterra de ônibus desde Cracóvia. Na parada, em Slubice, um jovem polaco saiu do ônibus e simplesmente jogou lixo nos arbustos ao lado da estrada. Perguntei-lhe se ele era um bom patriota, e ele respondeu que sim. E como eu lhe perguntei se estava ciente de que dois quilômetros adiante já estaríamos em território alemão e se ele jogaria o lixo lá também. Pois a primeira coisa que salta aos olhos dos estrangeiros é que o país é amado por seus nacionais e se ele estava jogando o lixo na Polônia é porque o próprio país é parecido com o lixo, ele realmente não entendeu o que eu quero dizer, bem como quase todos naquele ônibus.
Este fato mostra uma coisa muito importante - os polacos não sentem este "amor" prático "para com seu país. A bandeira em 03 de maio é agitada por quase todos, mas a Polônia é toda orgulhosa (não em comparação com a Ucrânia, mas com a Alemanha ou Noruega). Você diz que se você quiser se orgulhar do seu país, deve primeiro fazer alguma coisa para ele. Desejamos aos polacos, também descobrir este tipo de patriotismo.