sábado, 8 de setembro de 2007

Empate na Luz

Krzynówek faz um golaço
foto: Steven Governo/AP

Acompanhar uma partida de futebol em televisões de dois países, em dois idiomas diferentes, permite entender as idiossincrasias de cada um. Enquanto a Polônia vencia por 1 X 0 com gol de Lewandowski (levandóvsqui), o narrador e os comentaristas da RTP - Televisão Portuguesa diziam que a Polônia estava bem postada na defesa e possuía excelentes jogadores. Foram Maniche e Cristiano Ronaldo virarem o placar para 2 X 1 para os portugueses já contarem vitória antes do tempo. E não só isso, já colocavam Portugal como campeão do grupo das eliminatórios para a EuropaCopa 2008 (Austria-Suíça) menosprezando a reação no jogo e a posição da Polônia de Líder do Grupo. Mas bastou Krzynówek (kjinuwék) empatar em dois a dois para cair a ficha dos portugueses. A Polônia não é primeira do grupo por acaso, mas por estar jogando dentro de suas características e bem orientada pelo treinador holandês Leo Beenhakker. Ao final do jogo, o técnico da seleção polaca, disse que "Portugal é uma equipe muito boa, por momentos joga fantasticamente. O resultado deste jogo é positivo, mas não estou de todo feliz como jogou meu time". Luiz Felipe Scolari, bastante diplomático, declarou à TV portuguesa, que mesmo tendo mudando todos os jogadores de sua defesa (em relação ao jogo anterior) e tomado dois gols, saiu contente do empate. E completou dizendo que a situação no grupo, "com o também empate entre a Finlândia e a Sérvia ficou na mesma de antes da rodada". Enquanto o narrador da TVP Telewizja Polska pronunciou corretamente os nomes dos jogadores portugueses, o da TV de Portugal escorregou no nacionalismo, ou ignorância e a la "Galvão Bueno" chamou o Wisła Kraków (pronuncia-se vissúa cracúf) de Visla Cracóvia. E com excessão de Smolarek conseguiu transformar o nome dos demais jogadores polacos em marcianos. E era tão fácil, bastava telefonar para a Embaixada da Polônia e perguntar, ou então pedir a um dos 4 mil torcedores polacos que se fizeram presentes do Estádio da Luz (do Benfica). O repórter da RTP, pelo menos conseguiu saber com o narrador polaco, que os torcedores da Polônia cantavam: "Esta noite Lisboa é vermelha e Branco" e "fizemos da Luz a nossa casa".

CLASSIFICAÇÃO
1. Polônia - 10 / 20 / 17-9
2. Finlândia - 10 / 18 / 11-6
3. Portugal - 9 / 16 / 18-8
4. Sérvia - 9 / 15 / 12-7
5. Bélgica - 9 / 10 / 8-12
6. Armênia - 8 / 8 / 4-8
7. Cazaquistão - 9 / 6 / 6-13 /
8. Azerbaijão -8 / 5 / 4-17

* jogos/pontos/gols a favor-gols contra
P.S. Foto dos treinadores de Bartosz Bobkowski / AG

O "Sol" dos brasileiros em Cracóvia

Foto: Jandeson Faganello
Com uma população universitária de quase 150 mil estudantes e em sua maioria do sexo feminino, Cracóvia é também a cidade dos bares e das discotecas (em sua maioria estabelecidas em porões medievais). E também são maioria entre o pessoal de serviço as garconetes e bar-womam (como esta do único bar latino da cidade) do El Sol Latino, na ulica Stefana Batorego, 1. E é justamente lá, que os estudantes brasileiros "Polskiego pochodzenie" costumam festejar carnaval, São João, Natal e o 7 de setembro. Nestas ocasiões os dois proprietários, Jorge (argentino) e Miguel (mexicano) param de rufar os tambores da salsa e regatton para permitir a balada envolvente do samba e do carnaval. Pena que não tem Brahma, Antártica e nem 51 para a caipirinha. Mas as polacas se divertem tentando requebrar ao sabor de uma wódka (vúdca) e de cervejas como Okocim (ocotchim) e Tyskie.

Inundação na MałoPolska

Foto: Beata Szkaradzinska - Dziennik Polski

As chuvas que caem sem parar há mais de 4 dias na região Sul da Polônia, província da MałoPolska (pronuncia-se maúopolsca e significa pequena Polônia) sofre com inundações nas margens do Rio Wisła (vissúa - Vístula). As zonas mais baixas de Cracóvia, onde não existem contenções do rio estão entre as mais atingidas. O distrito de Gdów está com mais de 80 edifícios completamente ilhados. Também, devido ao mal tempo, um tramwaj (bonde elétrico) acabou se chocando contra o que estava a sua frente, numa das ruas de Cracóvia. O motorneiro trafegava a 60 km por hora quando tentou frear, mas não conseguiu impedir o deslizamento, no acidente que deixou 15 feridos
O nível das águas do rio Vístula, no trecho em que corta a cidade de Cracóvia subiu vários metros, chegando a poucos centímetros das pontes. A população acorre aos muros de proteção para observar o espetáculo das turvas águas. A previsão do tempo não é das melhores. ..
Segundo a metereologia a chuva deve diminuir nos próximos dias, mas não acabar. A temperatura deve variar entre 6 e 20 graus positivos.

Foto: Andrzej Wiśniewski

Parlamento polaco desintegrado

Foto: placar anuncia resultado da votação. Ministros assistem o fim do "Sejm"

Com as manchetes "Koniec Sejmu IV RP" (fim do congresso da quarta República Polaca), do jornal Gazeta Wyborcza e "Koniec Sejmu, ostra kampania" (fim do congresso, dura campanha) do jornal Rzeczpospolita (pronuncia-se jechpospolita e significa república), os dois maiores diários polacos anunciaram, neste sábado, a desintegração do Congresso da Polônia. A decisão foi votada ontem, à noite, pelos parlamentares polacos. A eleição para renovação do Parlamento da Polônia vai acontecer no próximo dia 21 de outubro. O governo do primeiro ministro Jarosław Kaczyński (iarossuaf catchinhski) com o fim da coalizão de direita que o sustentava, não teve outra alternativa, senão capitular!
Dos 460 deputados polacos, votaram 451. A favor do fim do parlamento votaram 377; contra, 54; e se abstiveram 20. Imediatamente após o resultado, o primeiro-ministro demitiu 15 ministros de seu governo. Ficaram ainda 7 ministros. "Necessários", segundo Kaczyński, ao funcionamento do governo, ou pelo menos até que seja conhecida a formação do próximo parlamento. A nova eleição para senadores e deputados vai acontecer dois anos após a posse deste Sejm (pronuncia-se ceim e significa Câmara dos Deputados). O governo dos gêmeos Kaczyński vinha se sustentando nos três partidos da direita o PiS (Direito e Justiça) LPR (Liga das Famílias Polacas) e SO (Autodefesa). Escândalos foram a tônica entre os aliados do Presidente e do Primeiro-Ministro. O folclórido Andrzej Lepper do partido da Autodefesa, era Ministro da agricultura e vice primeiro-ministro quando se viu envolto em vários escândalos sexuais com funcionárias do Congresso. Acabou se desentendo com os gêmeos Kaczyński e saiu do governo. Não durou muito e ele saiu atirando para todo lado. No outro partido da coalizão, reina o Ministro da Educação, Roman Giertych. Político jovem, advogado e polêmico, antes mesmo de tomar posse no ministério já era alvo das manifestações estudantis. Conseguiu até se indispor com a Embaixada de Israel, quando o porta-voz israelense, em Varsóvia, Michael Sobelman acabou atacando o ministro Giertych. Sobelman chamou Giertych de anti-semita, por causa de suas posições nacionalistas.
Com tanto barulho, o primeiro-ministro Jarosław Kaczyński, viu sua base de apoio se fragmentar. Apesar do mesmo passado comunista, tanto a situação como a oposição, oscilam entre a extrema direita e o neoliberalismo do capital globalizante. O que faz com que a Polônia, como um dos 27 membros da União Européia, esteja sempre de braços dados com a incerteza, que esteja sempre "do contra". O que não é bom nem para o país, quanto menos para os parceiros europeus. A economia do país avança, mas o mundo político parece viver num outro mundo. O descompasso é gritante e isto afeta a governabilidade do país. A esperança da população é de que as coisas melhorem, mas nada faz prever uma acomodação de forças no parlamento, pois se nas grandes cidades a oposição vence, no campo (onde está a maioria dos eleitores) o voto continuará sendo dos Kaczyński.