quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Novo dicionário polaco-português


Foi lançado em setembro último o Dicionário Temático Polaco-Português, na Polônia, publicado pela editora da Universidade Marie Curie-Sklodowski(UMCS), de Lublin.
O dicionário está organizado por uma equipe de professores de Língua e Cultura Portuguesa existente na UMCS desde 1999. Dirige o grupo a professora Barbara Hlibowicka-Weglarz, diretora do Instituto de Filologia Românica e do CLP/IC da Universidade de Lublin. O Centro de Centro de Língua Portuguesa /Instituto Camões (CLP/IC) surgiu em Novembro de 2005. 
As 300 páginas da obra se distribuem por 17 temas: meio-ambiente; plantas e animais; corpo e carácter do ser humano; vestuário e higiene individual; habitação; vida familiar e profissional; escola; computador, telecomunicações, material de escritório; comidas e bebidas; assistência médica, hospitais; viagens e hotelaria; esportes, hobby; cidade e aldeia, vida religiosa; economia; elementos do vocabulário jurídico e policial.
A professora Doutora Barbara Hlibowicka-Weglarz, que defendeu, em 1999, a primeira tese de doutoramento em Português na Polônia é a atual cônsul honorária do Brasil em Lublin. Em agosto último a professora Barbara esteve no Brasil e entre outras cidades esteve em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, onde proferiu palestras.

Dinheiro ou a vida


Ilustração: Jacek Gawlowski

Crise? Pergunta o jornal Gazeta Wyborcza em sua edição de hoje. E responde: quando muito vai nos doer em 2010. 

Seda paranaense no Vaticano

O Vaticano acaba de fechar negócio com empresa paranaense: a compra de 10 mil metros de seda negra, do Casulo Feliz, produto dos teares artesanais de Glicínia Setenareski, em Maringá, para confecção de trajes sacerdotais. A indicação da fábrica paranaense veio por meio de um tio de Glicínia, monsenhor lotado em Roma. Puro nepotismo, aliás invenção da corte dos papas. A alfaiataria da Casa Pontifícia usará a seda paranaense, gerada nas amoreiras de Nova Esperança, na confecção de barretes e batinas. As dos novos monsenhores, debruadas de preto ou lilás. As dos novos bispos, de roxo magenta. E as dos novos cardeais, púrpura. Haja seda para tantos prelados e tanto farfalhar.
A designer de interiores Glicinia Setenareski trabalha há seis anos com objetos de decoração ecológica, como tapetes, cortinas, jogos americanos, tecidos para paredes, tecidos para cadeiras, entre outros produtos. Sua mais recente criação é um sofá, estilo namoradeira produzido com uma calota de caminhão e fios de seda, ambos recicláveis.
Glicinia trabalha com a seda orgânica, por ser livre de todo tipo de resíduos e ter tingimento vegetal. De acordo com ela, desde a construção do fio, com extração manual, até o acabamento das peças, tudo é feito artesanalmente. "Cada peça demora no mínimo 30 dias para ser produzida. Tem peças que são tecidas 70 cm ao dia e os processos chegam a passar por 50 mãos até a finalização, e são peças de luxo", detalha.
A empresa O Casulo Feliz é a única que produz seda orgânica na América Latina. Nela trabalham, ecologicamente mais de 80 pessoas. Sua produção é exportada para vários países, como Portugal, França, Finlândia, Inglaterra e Argentina.
A empresa está localizada no Conjunto Santa Felicidade, uma das comunidades carentes de Maringá. Além de promover a inclusão social com os moradores do bairro, a empresa produz seda rústica com tintura natural e objetos de decoração. 

Comemorando aniversário

Lublin - capital da voivodia onde nasceu meu avô e bisavó polaca.

Quero pedir desculpas aos meus leitores e amigos por não ter publicado nada no dia de ontem... mas estava em viagem comemorando meu aniversário neste dia de São Francisco Xavier.... mas hoje, estamos aqui na labuta...para trazer a vocês um pouco das impressões que um brasileiro descendente de polacos tem da Polônia Sempre Fidelis.