quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Torcedor polaco pode pegar 3 anos de prisão


O torcedor que invadiu o gramado do Estádio Nacional, em Varsóvia, continua a render notícias na Polônia. Mais até que o próprio jogo, que acabou transferido, para a quarta-feira e onde a seleção polaca conseguiu empatar, em 1X1 com um gol aos 35min. do segundo tempo.
Após ser comunicado o cancelamento da partida, em função das fortes chuvas, que inundaram o gramado, Adam Dziewulak de 41 anos e seu colega Mariusz W. invadiram o campo de jogo. Acabou detido pelos seguranças e encaminhado à polícia foi denunciado pelo promotor de justiça a três anos de prisão, com base no artigo 60 do código penal polaco. 
O Tribunal, que ainda deverá se pronunciar, imediatamente lhe aplicou uma multa pecuniária no valor de 110 złotych (cerca de 62 reais). 
Dziewulak, na sua estrepulia, correu com os braços abertos até uma das traves como se estivesse comemorando um gol.
Em relação ao estádio, duas questões viraram temas políticos. O não acionamento do teto retrátil, que teria impedido o gramado ter se transformado numa piscina, e a drenagem do campo, que também não funcionou, chegou até o primeiro-ministro Donald Tusk. Protestos veementes no congresso transformaram o resultado do jogo e a incapacidade técnica da seleção em tema de somenos importância.
O Estádio Nacional foi um dos mais caros construídos na Europa. Durante sua construção houve várias denúncias de superfaturamento e desvio de verbas.

Polônia 1 X 1 Inglaterra

Glik empata aos 35min - Foto: Kacper Pempel 
Kamil Glik, que não teve chance alguma com o ex-técnico Franciszek Smuda, foi o herói do jogo contra a Inglaterra. Partida que terminou empatada em 1x1. O gol de empate foi marcado aos 35 minutos do segundo tempo. Rooney havia marcado aos 31 minutos da primera etapa. 
Com o resultado a Inglaterra agora lidera com 8 pontos e a Polônia continua na terceira posição com 5 pontos. Em segundo está Montenegro com 7 pontos. 
 A primeira fase das eliminatórias é composta por oito grupos de seis e um grupo de cinco seleções. As nove vencedoras de cada grupo classificaram-se diretamente, enquanto as oito melhores segundo-classificadas disputarão a segunda fase por quatro vagas derradeiras na Copa do Mundo. 
Para determinar os classificados como melhores segundo-classificados, os resultados contra as equipes que finalizarem na última colocação nos grupos de seis seleções não serão considerados. 
Dessa forma, a Polônia terá que jogar muito se quiser ser a primeira, ou segunda do grupo H. 
Neste jogo, transferido de terça para quarta-feira, em virtude das fortes chuvas e do não funcionamento do teto do estádio nacional de Varsóvia, as equipes foram representadas assim: 
Polônia: Tytoń - Piszczek, Wasilewski, Glik, Wawrzyniak - Polanski, Krychowiak - Wszołek (Mierzejewski), Obraniak (Borysiuk), Grosicki (Milik) - Lewandowski. 
 A Inglaterra foi a campo com: Hart - Johnson, Jagielka, Lescott, Cole - Milner, Carrick, Gerrard, Cleverley - Defoe(Welbeck) - Rooney (Oxlade-Chamberlain).