quarta-feira, 27 de abril de 2011

Bigos, chrzań e mustarda

"A Polônia comeria a Bielorrússia como bigos. Até em raiz-forte e mostarda". Comentários do maior jornal da Bielorrússia, "Sowietskaja Biełorussija", sobre os vizinhos do país comandado desde a queda do comunismo pelo presidente Alaksandr Łukaszenko.
Segundo a reportagem publicada, ontem, em Mińsk, os vizinhos da Bielorrússia olham para Minsk com olhar de superioridade, e cada um deles faz isso por razões pragmáticas. O jornal não poupa os políticos polacos.
O jornal declaradamente pró-presidencial alerta que entre os polacos "dói e não se acalma um coração nobre," porque o ferro encravado pela União Europeia diz o que é para semear e o que é para cortar. Enquanto isso, os bielorrussos, "onde alguns camponeses das margens do rio Bug, não se curvam para ninguém."
O editor-chefe do jornal, Paweł Jakubowicz, diz que Varsóvia com suas iniciativas tem o único propósito de provocar Mińsk, como por exemplo oferecer bolsas de estudo para a juventude bielorrussa e a cidadania polaca para cidadãos bielorrussos de origem polaca. "O documento - como afirma - é de uma dupla lealdade" e é incessantemente criticada na mídia da Bielorrússia. "Mas tudo isso dá em nada. Mińsk sob cintada não se curva. Isto com certeza nos leva à um estado de loucura estatal".
Os comentários do editor foram a propósito das declarações do presidente Łukaszenko criticando o governo da Ucrânia e o chefe da Comissão Europeia, o português Durão Barrozo.
O ditador de Mińsk também deu a entender que as autoridades ucranianas não foram justas com ele sobre o aniversário do desastre de Chernobyl. Ele disse que foi realizada recentemente em Kiev, a Conferência sobre Chernobyl, e como o chefe da Comissão Europeia disse que,   não iria para a conferência onde estivesse o presidente da Bielorrússia, ele acabou não sendo convidado. Afinal Chernobyl fica muito próxima da fronteira com seu país e também foi afetado.

P.S. Bigos, para os desavisados, é um guisado de repolho azedo e cru com vários tipos de carnes e linguiças. Muito saboroso!!!!
P.S.2. Chrzań (pronuncia-se rrrrhhhjahn) é conhecido no Brasil pelos descendentes de polacos com Krem, ou raiz forte. (e krem é creme)