sábado, 29 de dezembro de 2007

Busca das origens: passos

Assentamento de batismo, na Paróquia de São Estanislau, em Dobre, Polônia.

Mesmo acreditando que as informações existentes em meu portal UI, na página http://www.ui.jor.br/polaco14.htm são suficientes, sempre estou respondendo à mensagens com questões sobre origens, buscas e cidadania polaca. Reproduzo a seguir resposta que acabo de enviar a um dos leitores do site "Saga dos Polacos". É um guia para chegar aos dados básicos que permitem encontrar documentos de ancestrais nas paróquias e cartórios da Polônia.
A BUSCA
Na situação em que muitos descendentes de polacos se encontram, estava eu há uns 10 anos atrás. Não sabia nem como era a grafia correta de meu sobrenome em idioma polaco (Iarochinski - Jarosiński). Pensava que minha família no Brasil, com este sobrenome se resumia a nove pessoas. Pois não é que depois de dois anos de pesquisa descobri, que meus bisavós, que chegaram ao Brasil em 1911, com dois filhos e duas filhas, produziram ao longo das décadas um número de mais de 244 descendentes? Claro que nem todos com o mesmo sobrenome, mas ainda assim tios, primos e irmãos. Mas tarde descobri que além de Monte Alegre (Tibagi-atual Telêmaco Borba, no Paraná) e Castro (cidade dos Iarochinski no Brasil), havia mais pessoas com meu sobrenome em Pariquera-açu, Itaporanga, Barão de Antonina, Campinas e Sorocaba no Estado de São Paulo. Que estes parentes haviam trocado o SI pelo CHI, mas mantiveram o J inicial. E estes também estavam em Lavras, Minas Gerais. Procurando um pouco mais encontrei outros Iarochinski no Norte de Santa Catarina. Não eram descendentes de meus bisavós Piotr e Anna. Mas eram parentes que vieram em outros navios e em outros anos. Mas enfim... o caminho das pedras começou pelos cartórios e cemitérios de Castro e Tibagi. Evoluiu para o Arquivo Público Estadual do Paraná em Curitiba, para o Arquivo Nacional do Ministério da Justiça no Rio de Janeiro, até chegar nas igrejas de vilas desconhecidas da Polônia.

Imprescindível
Para que o círculo das buscas se complete é imprescindível saber:

1 - Nome e sobrenome do ancestral, o nome e sobrenome dos pais deste ancestral...e isto tudo em grafia polaca.

2 - Depois o ano de nascimento desta pessoa.

3 - Em seguida a localidade da Paróquia e conseqüente município (gmina) na Polônia.

Para chegar a estes dados, primeiro é ir aos cartórios das cidades (no Brasil) onde se assentaram inicialmente estes ancestrais. Na maioria das vezes, os sobrenomes já foram alterados e o local de nascimento está apenas como: natural da Polônia. Mas esta busca é importante para se conhecer todos os registrados (certidões de nascimento, óbito, casamento, compra e venda de imóveis, declarações etc.) com o sobrenome e variações.

4 - Depois é buscar nas lápides dos cemitérios a data de nascimento (o ano é mais importante). Pois certidões de óbitos não trazem a data de nascimento, como tampouco as de casamento brasileiras. Com base nestas pesquisas é possível chegar mais ou menos ao ano de desembarque no Brasil.

5 - Ai só resta ir pessoalmente ao segundo andar do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro, buscar pela lista dos navios, lista dos passageiros destes navios, lista dos hóspedes da Ilha das Flores (este é o melhor) e comprovar aí a grafia dos nomes e pessoas da família que chegaram juntas. Infelizmente nestas listas não estão citadas as cidades de origem e muitos foram registrados como alemães, russos e austríacos e não como polacos. (Isto devido aos 127 anos de ocupação que a Polônia sofreu de seus vizinhos).

6 - Também, no mesmo andar do edíficio, existem armários de aço com arquivos das seções da Polícia Federal do Paraná e Rio Grande do Sul. Estão ordenados pelas iniciais de sobrenomes e de cidades. São arquivos que guardam fichas dos imigrantes que compareceram as delegacias de Polícia na década de 40. Todos os estrangeiros eram obrigados por uma lei de Getúlio Vargas a comparecerem na polícia naquela época. Assim e apenas neste arquivo (tanto do Brasil como da Polônia) é possível saber de que localidade eram procedentes estes imigrantes. (Muitas vezes os passaportes familiares que foram "extraviados", na verdade, encontram-se nas pastas destes arquivos). Ao fim destas buscas se está de posse dos dados necessários para buscar nas paróquias da Polônia, os assentamentos de batismo destes ancestrais.

7 - Com base nestes assentamentos (muitas vezes em idioma russo, alemão ou latim) é possível se fazer a transcrição nos cartórios para se obter a segunda via dos atestados de nascimento, óbito e casamento destes polacos.

Seguindo estes passou cheguei até onde nasceram meu avô, irmãos e bisavó. Numa outra cidade, encontrei a certidão de nascimento de meu bisavô. Foi emocionante!!! Tenho as certidões de nascimento e de casamento dos bisavós. E é desta forma que tenho encontrado documentos aqui na Polônia de outros brasileiros descendentes de polacos que contratam meus serviços de busca. Na maioria das vezes tenho sucesso.

Fax-simile do segunda via do atestado de nascimento de meu avô Boleslau.

Esquiando mesmo ao anoitecer

Foto: Ulisses Iarochinski
Quando vai anoitecendo em Zakopane, lá pelas 4 horas da tarde, as luzes das pistas de esqui começam a ser acesas e os especialistas e os esquiadores de "primeira viagem" não sossegam. Não importa o frio, os tombos e as calças molhadas...todos querem subir mais uma vez até o topo para depois descer alguns minutos experimentando emoção e suspense..."será que vou cair de novo?" - é o que pensam todos aqueles que vêm dos trópicos.

Natal nas montanhas

Paisagem da janela do "Dom Pod Limba" às 8 da manhã de Natal em Kościelisko
Foto: Ulisses Iarochinski
Foi o blog completar seis meses e dar um pequena parada. Mas creio que aqueles que acompanham diariamente entendem....festas! Mas nem por isso deixei de produzir... o natal em Zakopane com mais 7 brasileiros, um polaco e uma russa foi marcado por muita vodka e feijoada. Mas claro que o que mais impressionou foi a beleza da capital do inverno polaco: Zakopane (que literalmente poderia ser traduzido para "abaixo da mina"). Com um sol forte, céu azul, muito branco e ótima temperatura. Na hora mais quente do dia chegou a fazer 8 graus positivos. Claro, que a noite (depois das 16 horas) a temperatura baixava para 11 negativos. E valeu até pelos tombos dos iniciantes no esqui, Rodrigo, Alessandro, Anastacja e Ciro. Além das pistas de esqui e das montanhas nevadas o que a marca é atmosfera especial de Zakopane com suas casas de madeira. A beleza destas maravilhas de troncos, muitas vezes esculpidos, é inesquecível.

E nos jardins das casas de troncos, as miniaturas e bonecos também de madeira.

Foto: Ulisses Iarochinski