quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

O teatro de Wyspiański

Foto: Ulisses Iarochinski
2007 foi o ano de Stanisław Wyspiański, o grande gênio artístico polaco do século 20. As cidades polacas tiveram assim a oportunidade de comemorar o centenário de morte do artista cracoviano. Mas mesmo encerrado o ano, o Muzeum Narodowe de Cracóvia vai continuar com a exposição Ogromny Teatr até 2 de março de 2008. O artista que foi pintor, vitrinista, desenhista, figurinista, escultor, poeta e dramaturgo ainda pode ser contemplado no Museu que leva seu nome na Praça Szczepańska.
Mas é no Museu Nacional que a genealidade do autor de "Wesele" a mais importante obra do teatro polaco do século 20 pode ser mellhor compreendido nesta exposição que "varou" o ano. A exposição não tem caráter educacional e tampouco busca sistematizar a vida do artista dramaturgo, mas apresenta em forma de cenografia teatral a grande diversidade artística do gênio. Dividida em seções a exposição tem 7 grandes temas: 1 - Teatro nacional, arte polaca. 2 - Ach, esta choupana cantada, 3 - Clara angústia, crime, escultura, 4 - Na Catedral do Wawel, 5 - Deve morrer, o que tem vida, 6 - Flores pensam ter continuamente que estranha beleza, e 7 - Eis aqui sou livre, livre, livre. A exposição que mistura paineis, filmes, videos, computador tem a curadoria Janusz Wałek e cenografia de Paweł Wałek.

Expansão do cinema na Polônia

Foto: Seweryn Sołtys
As tradicionais salas de cinema do centro de Cracóvia, mesmo com o avanço das multissalas de Shopping Centers continuam fortes. A prova mais recente foi quando barraram a instalação de cinemas no maior shopping center da Europa construído ao lado da estação ferroviária da cidade. Assim as salas do Sztuka, Pod Baranami e Pasarz continuam recebendo seus habituais frequentadores. Mas as grandes redes de exibição não se dão por vencidas. Se nas grandes cidades polacas começa a faltar locais e shoppings são impedidos de abrir com cinema, os multiplex se voltam para as médias e pequenas cidades.
Durante 2007 abriram 13 novos multiplex em grandes cidades do país enquanto são esperados outros 6 para 2008. Em compensação, em cidades como Białymstok serão abertos dois novos cinemas multiplex e outros dois em Płock e Dąbrowa Górnicza. O mesmo grupo exibidor já tem planejado para o ano seguinte investir nas cidades de Legnica i Słupsk. As empresas exibidoras constróem, hoje, multissalas para localidades com 200 mil habitantes. Mas logo estarão construíndo em cidades com 60 mil habitantes, como já acontece na Alemanha e Grã-Bretanha, onde os multiplex estão em cidades de 30 a 40 mil habitantes. Os cuidados tomados nesta expansão levam em conta um bom sistema de transporte para terem sucesso no empreendimento. Os investidores das novas salas na Polônia argumentam que nos Estados Unidos com tantas restrições nos grandes centros já são bastante populares os cinemas em pequenas localidades servidas por linhas de trens. Assim rapidamente os expectadores podem chegar a estas multissalas desde os grandes centros sem problemas de congestionamento, ou estacionamento. Inspirados neste modelo os concorrentes do mercado polaco buscam por cidades de 100 mil habitantes, onde o hábito de ir ao cinema havia acabado quando as últimas antigas salas foram fechadas. Cidades como Sopot, Lublin, Radom e Koszalin terão seus multiplex até 2009.
A empresa líder do mercado polaco, Cinema City, investe 40 a 50 milhões de złotych em cinco novos multiplex para começar a construir em 2008 e concluir os dois em Zielona Góra e Bydgoszcz. Amante do cinema, o polaco paga em média 15 zl (12 reais) por uma sessão e apenas em uma rede de cinema multiplex comprou 9 milhões de entradas no ano que se encerrou.