quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Andrzej Duda toma posse como Presidente da Polônia


O presidente eleito da Polônia, o conservador e nacionalista Andrzej Duda, tomou posse nesta quinta-feira de seu cargo, respaldado pelo principal partido da oposição na Polônia, PiS - Direito e Justiça, após sua vitória nas eleições presidenciais realizadas no último mês de maio.
Duda, sexto presidente da Polônia desde a queda do comunismo em 1989, se dirigiu em uma sessão conjunta ao parlamento e ao Senado em discurso no qual defendeu uma maior presença da OTAN na Europa Oriental e pediu mudanças na política externa polaca. "Mas mudanças que não representem uma revolução", esclareceu.


Em sua mensagem, Andrzej Duda (pronuncia-se ándjei dúda), de 43 anos, também defendeu "reforçar" a posição da Polônia na União Europeia e o fortalecimento do exército.
O país centro-europeu realizará eleições generais no próximo mês de outubro, para as quais as últimas pesquisas apontam que o Partido da Plataforma Cívica / PO - Plataforma Obywatelstwa) poderia perder sua hegemonia e passar o bastão ao PiS, após oito anos de governo.
Na Polônia, é o primeiro-ministro quem controla o governo, enquanto o presidente exerce sua influência como chefe de Estado, das forças armadas e principal responsável em política externa, além de dispor da faculdade de propor e vetar leis.