segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

2008 CHEGOU

EM CRACÓVIA JÁ É 2008

Festa São Silvestre de Cracóvia

Torre Ratusz da praça central de Cracóvia. Foto: Ulisses Iarochinski
A partir das 20 horas desta segunda-feira, 31 de dezembro no Rynek de Cracóvia, estrelas da música polaca e internacional animam a Festa de São Silvestre. No Palco armado em frente a Sukiennica e a torre Ratusz, apresentam-se entre outros Boney M, Shakin Stevens, Lou Begi, Justyna Steczkowska, Budki Suflera e Urszula i Bajm. Após a contagem regressiva para zero hora de 2008 começa um espetáculo de cores e pirotecnia. A prefeitura está anunciando que a festa do reveillon na praça central deve se encerrar a um e meia da madrugada do novo ano. Aqueles que não aguentarem o frio de 8 negativos e a fina neve que deve cair durante os shows dos cantores poderá acompanhar por um dos canais privados de televisão, o Polsat. A TV de capital alemão investiu bastante na transmissão e terá alguns dos mais famosos apresentadores de TV da Polônia na condução do espetáculo ao vivo, como Agata Młynarska, Darek Maciborek e Katarzyna Sowińska (apresentadora da MTV), além de Krzysztof Ibisz.
A festa que está sendo chamada de "Sylwestrowa Moc Przebojów” (Silvestre de Forte Êxitos) tem como organizadores a Prefeitura da Cracóvia, Agência de Festivais, TV Polsat e uma dezena de copatrocinadores. Foram investidos neste reveillon na praça mais de 2,3 milhões de złotych, algo próximo a um mihão de dólares. A intenção da prefeitura de fazer uma festa nacional e trazer todos os polacos para a contagem regressiva de Cracóvia, obrigou-a a colocar mais de 1100 "out-door" tipo Citylight e 800 billboard em mais de 30 cidades da Polônia. Além da Polsat as redes de rádio FM de maior audiência do país, como RMF FM e RMF MAXXX, fazem chamadas durante todo as últimas semanas. Quem for ao espetáculo poderá comprar o CD com as músicas da „Sylwestrowa Moc Przebojów” que foi lançado na última quinta-feira pela editora „DZIENNIK Polska Europa Świat”. O CD custa 6.99 złotych. São dez as músicas do CD com SHAKIN’ STEVENS „Marie, Marie”, BAJM „O Tobie”, EDYTA GÓRNIAK „Anything”, JUSTYNA STECZKOWSKA „Oko za oko”, CZERWONE GITARY „Dozwolone od lat osiemnastu”, URSZULA „Konik na biegunach”, BUDKA SUFLERA „Mokre oczy”. Desde sexta-feira quem compra o jornal „Dziennik Polski” recebe um brinde especial da festa de São Silvestre de Cracóvia. Mais informações sobre o evento estão sendo atualizadas constantemente no site www.sylwester.krakow.pl.
No reveillon do ano passado a TV Polsat bateu recorde de audiência no horário com mais de 6 milhões de espectadores, o que para um país de 39 mihões de habitantes é muito expressivo, tendo em conta que neste dia todos estão festejando e não apenas sentados em frente a televisores. Não faltará socorro-médico em quatro postos instalados na praça, além de 5 ambulâncias. Mais de 807 seguranças foram contratados para auxiliar as polícias militar e municipal. O Rynek de Cracóvia é a maior praça medieval da Europa, mas como o espetáculo ocupará só a área Oeste da praça são esperados mais de 140 mil pessoas e mais de 7 milhões de espectadores pela televisão.
Outras cidades do país prometem superar estes números para serem consideradas a maior festa de São Silvestre da Polônia. Wrocław, Poznań, Gdańsk, Rzeszów, Katowice,Lublin e Varsóvia também investiram muito em dinheiro e artistas.

Nova lei para a TV pública polaca

O secretário geral da Aliança de Esquerda Democrática -SLD - Grzegorz Napieralski afirmou, neste fim de semana, que aproveitaria as festas de final de ano para preparar texto de reforma na lei dos veículos de comunicação, para contrapor, ou aperfeiçoar os planos anunciados do governo de mudar o modo de funcionamento da televisão e rádio pública.
Napieralski assegurou que o SLD estará preparado para cooperar com qualquer partido político do parlamento polacos que tenha uma visão semelhante em relação às mídias públicas.
É esperado também que o clube parlamentário das esquerdas e democratas -LiD apresente sua proposta de lei para este início de ano. Napieralski acredita que aliança de esquerda no parlamento não apóie a nova lei nova como está sendo sugerida pelo partido do governo Plataforma da Cidadania - PO.
"Em nossa opinião, o PO quer assumir imediatamente os meios de comunicação públicos e substituir os membros nomeados pelo governo anterior do PiS" explicou Napieralski, acrescentando, no entanto, que não poderia revelar nenhum detalhe de sua proposta, por não estar concluída ainda. O secretário do partido do ex-Presidente Aleksander Kwaśniewski confirmou as especulações de que o atual presidente de seu partido Wojciech Olejniczak tenha estado conversando com presidente Jarosław Kaczyński do PiS sobre uma frente unida contra a política de mídia do PO.