sábado, 10 de maio de 2008

Biesiady em São Paulo

Aqui uma biesiady animada na Karczma Bartlad, em Goniądz, próximo a Białystok (Nordeste da Polônia).

O Consulado Geral da República da Polônia em São Paulo, a Casa Sanguszko e a APOLEC-SP estão convidando o público em geral para a Primeira Noite de Canções Festivas Polacas “biesiady”. As canções executadas serão exclusivamente no idioma polaco.
O encontro será no sábado próximo, com entrada franca, dia 17 de maio, às 18h00, na Rua Prof. João Arruda, 440 – Sumaré, em São Paulo, Capital.
Os organizadores estão solicitando aos interessados que tocam e possuem instrumentos musicais, que os tragam para o encontro. Será como uma roda de "samba", mas só com músicas polacas, sem requebrado da mulata. As inscrições podem ser enviadas para a Sra. Michalina Staniczek Andrade, responsável pelo encontro.
E-mail: michalina@uol.com.br

Campos de beterraba

Foto: Ulisses Iarochinski
Os infindáveis campos agricultáveis da Polônia. 95% da superfície do páis é plana, os 4% restantes estão concentrados no Sul, nas fronteiras com a Eslováquia e a Tcheca, devido a cadeia de montanhas Cárpatos. Mas estes campos de beterraba branca (o açúcar na Polônia é feito deste tuberculo) estão na região de Łomża (uomja) no Nordeste do país.

Teatro de Lublin

Foto: Ulisses Iarochinski
Portal de entrada do teatro, na cidade velha de Lublin.