sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Doda: a mais acessada

Entre todas as informações publicadas neste blog, as mais acessadas são aquelas que falam da cantora Dorota Rabczewska, mais conhecida por Doda, ou Doda Elektroda. Evidentemente que existem explicações para isto: seu sucesso meteórico na canção pop polaca, sua aparição nas páginas da Playboy Polska e seus clipes na MTV e youtube. Os acessos são principalmente dos países europeus e Estados Unidos. Por isso, talvez seja interessante dizer alguma coisa mais sobre ela. Dorota nasceu em 15 de fevereiro de 1984 em Ciechanów. Filha do medalista de campeonato mundial e europeu de levantamento de peso, o olímpico Paweł Rabczewski. Sua mãe é Wanda e seu irmão mais velho Rafał é seu empresário.
Em 2000, aos 16 anos, Dorota se tornou a vocalista do grupo de rok polaco Virgin. Em 2005 ela venceu o Festival da Música de Sopot e recebeu o Prêmio de Prata. Em 2007, ela deixou o grupo Virgin para começar sua carreira solo. Seu CD "Diamond Bitch" está nas primeiras paradas de sucesso, já tendo vendido mais de 40 mil cópias, o que para o mercado fonográfico da Polônia é excelente. E não é só aqui, que notícia sobre Doda é a mais acessada. Também nos sitios dos jornais e revistas da Polônia, o nome Doda é sinônimo de sucesso e de milhares de acessos. Segundo a imprensa sensacionalista de Varsóvia, a cantora está separada do marido, o goleiro Radosław Majdan, dublê de modelo e até de candidato a deputado nas últimas eleições. Doda teria expulso Majdan de casa. O goleiro que já jogou no Wisła Kraków e Pogoń Szczecin, agora joga na segunda divisão no time Polonia de Varsóvia. Num video caseiro feito pelo próprio casal e disponível no You Tube, eles aparecem muito a vontade. Doda mostra os peitos e tira o calção do marido. Assistam o video:

Um grande ator polaco

Stuhr em "História de Amor" de Kieślowski

Jerzy Stuhr (iéji stur) é um dos mais populares e versáteis atores da Polônia. Também é roteirista, escritor, diretor de cinema e professor teatral. Ocupa atualmente o cargo de reitor da PWST- Państwowa Wyższa Szkoła Teatralna im. Ludwika Solskiego (Escola Pública Superior de Teatro Lukwik Solski) de Cracóvia. Nasceu em Cracóvia em 18 de abril de 1947, mas passou sua infância e adolescência na cidade de Bielsko Biała. Voltou a viver me Cracóvia para estudar e nunca mais saiu. Estudou Letras na Universidade Iaguielônia e arte dramática na PSWT. Participou de pelo menos 18 filmes e mais de uma dezena de peças teatrais, além de ter dirigido várias delas. E outros seis filmes. Entre os vários prêmios por suas atuações, destacam-se em 1979, o de melhor ator no filme "Amator i Szansa; em 1987, ator coadjuvante pelo filme "Pociag do Hollywood"; em 1974, o Prêmio do Juri e melhor roteiro por "Spis cudzołożnic"; em 1997, o Leão de Ouro de Veneza de melhor ator por "Historie miłosne"; em 1999, o Prêmio do Júri de melhor ator, por "Tydzień z życia mężczyzny"; e finalmente em 2007, o prêmio de melhor roteiro para "Korowód". Stuhr trabalhou com o cineasta Krzysztof Kieślowski, a partir dos anos 70 até a morte do diretor em 1996. Esta parceria lhe rendeu fama internacional, quando apareceu no filme "Três Cores: Branco" onde fazia o papel do barbeiro Jurek. Também em vários dos 10 filmes que compõe o "Dekalog" de Kieślowski, além de "História de Amor", do mesmo Kieślowski, em 1997, quando faz quatro papéis diferentes em cada um dos 4 episódios do filme. Evidentemente trabalhou também com Andrzej Wajda e Krzysztof Zanussi, outros dois grandes diretores do cinema polaco.