quinta-feira, 11 de junho de 2009

Polaco na presidência do Parlamento Europeu?

Jerzy Buzek em campanha - Foto Sławomir Kamiński

Jerzy Buzek tem grandes chances de se tornar presidente do Parlamento Europeu. Pelo menos é o que pensa seu companheiro de partido, o primeiro-ministro Donald Tusk, após a expressiva votação de quase 400 mil votos obtidos nas eleições do último fim de semana para o Parlamento Europeu. Tusk já anunciou sua intenção de lutar pela nomeação do ex-Primeiro-Ministro polaco Jerzy Karol Buzek para o cargo de Presidente do Parlamento Europeu.
Na última terça-feira, o jornal italiano "La Repubblica" publicou que os resultados das eleições para o Parlamento Europeu aumentaram a vantagem do principal concorrente italiano ao posto, Mario Mauro. Mas chama atenção para o fato de que mais e mais sobem as cotações do polaco Jerzy Buzek, especialmente depois do excelente desempenho nas urnas do candidato do PO - Partido da Plataforma da Cidadania da Polônia. Buzek, segundo o "La Repubblica" contaria com o apoio da bancada alemã, que tem a maioria dos assentos em Bruxelas. 
Na Polônia, o gêmeo Jarosław Kaczyński anunciou logo na segunda-feira que seu partido PIS, embora opositor na Polônia do PO vai apoiar a candidatura do ex-Primeiro-Ministro Buzek. Kaczynski disse também que "Nós estamos convencidos de que votar no Professor Buzek é o melhor para a Polônia e nossos deputados votarão nele".
Para Wojciech Olejniczak, do SLD, "o professor Buzek tem todo nosso apoio". Ele explica que o forte concorrente italiano Mario Mauro ficou enfraquecido após os recentes escândalos aduaneiros do deputado envolvido com o Primeiro-Ministro Silvio Berlusconi.

Jerzy Karol Buzek é engenheiro e professor doutor habilitado em engenharia química (o mais alto grau, no sistema de ensino da Polônia). Tem 68 anos, tendo nascido em 3 de julho de 1940, em Śmiłowice, cidade polaca, então sob ocupação da Alemanha Nazista. Atualmente a cidade está em território da República Tcheca, fazendo parte da minoria polaca da região de Zaolzie. Filho do também engenheiro Paweł Buzek (1909–1953)  e de Bronisława Szczuka-Buzek (1913–2003). Esta, por sua vez, filha de Jan Szczuki, diretor da escola pública polaca de Śmiłowice. Depois do fim da segunda guerra mundial a família Buzek, com os dois filhos, Helena e Jerzy se transferiram para a cidade de Chorzów, na Silésia.
Buzek fez o curso primário da Szkole Podstawowej nr 24 e o Liceu Ogólnokształcącym im. Juliusza Słowackiego de Chorzów. Concluiu Engenharia Mecânica-Energética na Universidade Politécnica da Silésia, em Katowice, com especialização em engenharia química, em 1963. Desde 1997 é professor de ciências da tecnologia. Foi agraciado com os títulos de Doctor Honoris Causa da Universidade de Seul, na Coréia, da Universidade Dortmund, na Alemanha e da Universidade Politécnica da Silésia, na própria universidade onde se graduou na Polônia. Em 1998, ganhou o prêmio Grzegorz Palki e no mesmo ano, o título de "Europeu do Ano" concedido pelo Forum Econômico da União Europeia, além de "Homem do ano" pelo semanário "Wprost". Desde 1980, era um ativo membro do NSZZ "Solidarność", onde organizou a estrutura do sindicato na Silésia e em Zagłębia.
Deputado pelo PO, foi primeiro-ministro da Polônia, no período de 1997 a 2001. Em 2004 foi eleito pela primeira vez para o Parlamento Europeu pelo PO com 173.389 votos, ou 22,14% dos votos dados na Silésia e o melhor resultado do país, feito que repetiu agora, só que com mais do dobro da última conquista.
Preparado para a função ele é. No cenário europeu, poucos eurodeputados podem apresentar um currículo como o dele.