sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Poniatowski na Sukiennice



Na sala Bacciarelli do Museu Nacional da Polônia no Sukiennice em Cracóvia a quadro de com o último rei polaco.
Autor: Marceli Bacciarelli
Quadro de Stanisław August Poniatowski em trajes usados em sua coroanao, [ao redor do ano 1790]
Óleo de 157 x 125
Sem assinatura.
Doação de Julia Potockich Branicki de Sucha, em 1910.

Polônia no Wikileaks também

Foto: Wojciech Olkusnik

Nem a Polônia escapou. O ministro da relações exteriores polaco Radosław Sikorski informou, hoje, sobre um telegrama divulgado pelo site da Wikileaks envolvendo a Embaixada dos EUA na Polônia, em 2008. O telegrama descreve as palavras de Sikorski sobre uma ameaça russa. O Chefe do Ministério Polaco explicou que o repórter americano, que escreveu a notícia sobre suas afirmações na época, ou entendeu mal o que ele tinha dito, ou intencionalmente escreveu o que quis.
A mensagem enviada pela Embaixada americana, de 2008, avaliou, com base no texto do jornalista, que a Polônia era um aliado natural dos EUA no Leste, e que sua política visava dissuadir a Rússia, além de o ministro encarar os russos como uma séria ameaça a estabilidade da região.
Na verdade, segundo Sikorski, ele disse naquela oportunidade aos jornalistas dos EUA que "o governo polaco acreditava que a Rússia poderia vir a ser uma ameaça dentro de 10 a 15 anos, mas que após a crise na Geórgia esta ameaça poderia ocorrer em apenas 10 a 15 meses".
Sikorski teria reclamado que a "OTAN tinha se tornado um clube de desdentados da política e alertou que a Polônia não poderia ignorar a possibilidade de repetição do cenário da Geórgia, na Ucrânia". Escreveram na mensagem os representantes da Embaixada dos EUA na Polônia para Washington.