sábado, 31 de janeiro de 2009

Probido placas polacas em Vilno

Igreja de Santa Ana em Vilno

O Supremo Tribunal Administrativo da Lituânia regulamentou que a sinalização de ruas com idioma polaco colocados ao lado dos nomes das ruas em lituano é uma violação da lei.
Além disso, o tribunal ordenou as autoridades da cidade de Vilno que remova estas placas. O governo local está considerando agora apelar para o Tribunal Europeu de Direitos Humanos em Strasbourg.
A etnia polaca constitui mais de 60% da população da região de Vilno. Durante um largo período tem havido conflito com os direitos de se colocar nomes polacos existentes na cidade na língua lituana. O problema é que esta decisão do Supremo é inconsistente com a lei das minorias da Lituânia, que permite os nomes não lituanos, agravando com a lei nacional do país que exclui esta possibilidade da lei local.

Como se sabe, a capital da Lituânia, Vilno, de 830 mil habitantes, pertence a este país apenas, após a segunda guerra mundial, durante toda a história Vilno foi sempre uma cidade polaca, tendo nascido lá, entre outros, Adam Mickiewicz (o maior poeta da língua polaca) e Czesław Miłość (o polaco prêmio nobel de literatura).