terça-feira, 7 de setembro de 2010

"Curitiba Zero Grau" estréia no Festival do Rio

Embora a participação seja bastante pequena, por alguns segundos a mais que minutos, contraceno com o ator global Jackson Antunes, no filme do Eloi (Pirkiel) Pires Ferreira, "Curitiba Zero Grau" (Contraponto ao filme lendário do cinema novo "Rio 40 graus"). Faço o papel do supervisor da empresa de ônibus coletivo que repreende o motorista interpretado por Antunes, por falta grave no serviço.
"Curitiba Zero Grau" vai integrar uma das mais prestigiadas vitrines do cinema na­­cional: a Mostra Novos Rumos, do Festival Interna­cional de Cinema do Rio de Janeiro, que se realiza de 23 de setembro a 7 de outubro.
Vencedor do 3.º Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo do Paraná, o longa fala sobre as trajetórias de quatro homens – um vendedor de automóveis, um motoboy, um catador de papel e um motorista de ônibus – na semana mais fria do inverno curitibano.
Curitiba Zero Grau é uma produção da Tigre Filmes protagonizada por Jackson Antunes, Edson Rocha, Lori Santos, Diegho Kozievitch e claro a participação especial de Ulisses Iarochinski. Além destes, destaque para a participação da Camerata Antiqua de Curitiba, que executa com regência de Wagner Politschuk, parte da trilha sonora do filme, principalmente a sequência de encerramento do filme.
Eloi Pirkiel esteve comigo em outubro do ano passado, em Cracóvia, para a apresentação ùnica de seu longa-metragem anterior "Sal da Terra", no Kino (Cine) Mikro, numa promoção do Instituto Camões. Na platéia estudantes de duas faculdades da Universidade Iaguielônica, a Filologia Românica e a Kulturoznawca (Ciências da Cultura).