sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Komorowski: "Acreditem em nós, Polacos"

Foto: Alik Keplicz

Este apelo foi feito pelo presidente Mensagem do Presidente Bronisław Komorowski em sua tomada de posse, no Sejm (Câmara dos Deputados) nesta sexta-feira, 06 de agosto de 2010, em Varsóvia.
Dirigindo-se não só aos deputados, mas a todos os polacos, o Presidente da República, disse que "precisamos de mais paz e compreensão e menos luta, hostilidade, desprezo e, às vezes ódio. Estou convencido de que essa ambição toca a maioria de nós, independentemente das convicções políticas que cada um tem, que professam a mesma crença e de onde viemos. Não devemos esperar, que num sentido coletivo de comunidade tão lindo, num sentido necessário da comunidade, estaremos unidos apenas nos grandes e dramáticos momentos, mas que devemos dividir nosso cotidiano de forma equânime."
Komorowski lembrou a tragédia que se abateu sobre a Polônia com a queda do avião em Smolenski-Rússia e que vitimou 96 polacos, entre eles, o presidente Lech e Kaczyński e sua esposa Maria. Também ressaltou os 20 anos da democracia polaca. "Vivemos em um país independente, seguro e respeitado no mundo. Mesmo agora, apesar da crise global e os problemas que nos afetam, temos uma chance de impar de desenvolvimento econômico. Estamos passando por um verdadeiro curso de educação, para aumentar nossa competência e qualificações. Os polacos estão trabalhando cada vez melhor e mais eficientemente, alterando nosso país para melhor."
Lembrou o Solidariedade e Karol Wojtyla quando disse que,"o Solidariedade foi fundamental para a reconquista da liberdade e soberania, mas ele também recuperou o direito de diferir. Só depende de nós, quer participando nas disputas inevitáveis, que cava um abismo entre nós, ou levando um debate democrático, mantendo o respeito mútuo e preocupação para as questões que exigem mudanças. Como esperava de nós tudo isso, um grande polaco, que falou, aqui neste edifício do parlamento polaco,o Papa João Paulo II."
Falou ainda da participação da Polônia na União Europeia e de quanto ser membro desta comunidade é importante, pois dentro de um ano a Polônia ocupará a Presidência temporária da União. Em função disso informou que sua primeira viagem internacional será para Bruxelas, Paris e Berlim. Entende como crucial para a estabilidade e a coesão europeias, a posição da Polônia em relação ao triângulo de Weimar, ou seja, entre a Polônia, a Alemanha e a França. "Vou trabalhar para aprofundar nossa cooperação com outros parceiros da UE."
Quase concluindo seu discurso, o Presidente Komorowski, afirmou que um dos pilares da política externa polaca continua a ser a "relação estreita com os Estados Unidos e transatlânticas. A Polônia, como membro da OTAN está consciente das suas obrigações na aliança. Entendemos que, em nossos próprios interesses e da segurança coletiva, precisamos envolver nossas forças aliadas na ação."
Informou que como chefe das Forças Armadas vai cuidar para que o soldado polaco esteja bem de saúde física e mental, como os que hoje estão no Afeganistão. "Que eles saibam sempre qual é a finalidade da missão e do horizonte de tempo em que participam desta ação. Cada soldado deve compreender claramente quais são suas tarefas e saber por quanto tempo a tarefa será executada."