sábado, 15 de dezembro de 2007

Artistas condecorados com Gloria Artis

foto: Paweł Kula
Irena Santor, Wojciech Młynarski, Jan Ptaszyn Wróblewski, Karol Śliwka e Zbigniew Kurtycz receberam do ministro da cultura Bogdan Zdrojewski a medalha de ouro da cultura Gloria Artis.
As medalhas de prata foram para os atrizes: Grażyna Barszczewska, Ewa Wiśniewska, Barbara Horowianka, Anna Nehrebecka e Witolda Lubiniecki. Os artistas plásticos: Mieczysława Mazuratysta, Jan Piotra Pruszyńsk. Além do músico: Jacek Urbaniaka - oboista e flautista.
As medalhas de bronze para: Zygmunt Brachmański (escultor), Antoni Dąbrowski (poeta), Henryk Komorowska (dançarina), Tadeusz Siaran (artista gráfico), Ferdynand Szypuła (artista gráfico), Władysław Tomczyk (animador cultural), e Adam Zwierz (cantor solista).

Faltam 10 dias pro Natal

Ainda faltam 10 dias para a comemoração do Natal de Jesus Cristo, ou seja, para a data fixada pelo Vaticano como aniversário do filho de José e Maria. No Brasil, há mais de cem anos, a comemoração de natal incorporou o Papai Noel e a entrega de presentes. Na Polônia, o 25 de dezembro é somente o aniversário de Jesus, pois a entrega de presentes e o Papai Noel são comemorados no dia 06 de dezembro, dia de São Nicolau - o santo amigo das crianças e dos pobres - também conhecido como o Papai do Natal, ou o Papai Noel. O Natal em 25 de Dezembro foi convencionado como forma afrontar a celebração pagã do mês de Dezembro, chamada na Roma Antiga de Saturnalia. Para que o aniversário de Cristo pudesse ser aceito por todos, a igreja absorveu alguns dos rituais pagãos, como as velas e trocas de presentes. E, como nunca se conseguiu determinar com exatidão a data do nascimento de Cristo, foi aproveitado o mês de celebração dos pagãos, dezembro. Isto aconteceu em no ano de 350 DC, quando o Bispo de Roma, Julius I, determinou que o Natal passasse a ser celebrado a 25 de Dezembro.
Assim a comemoração do aniversário de Jesus começa com a ceia de Natal no dia 24 de Dezembro quando surge no céu a primeira estrela. A família se reúne à mesa enfeitada. O momento culminante da reunião é o “Opłatek’’. É o momento da aproximação dos afastados física- e espiritualmente, e, portanto, é o momento de perdoar e perdoar todos os pecados, pois não se pode ficar próximo de alguém, perante a história, com desavenças no coração. O "Opłatek" consiste na troca da óstia não consagrada entre os participantes da ceia. Cada um quebra um pedaço da óstia do outro, faz um desejo e come. Em seguida oferece a sua óstia para que o outro faça o mesmo. Em seguida todos cantam as tradicionais músicas de Natal como "o menino Jeus", "Cicha Noc - Noite Feliz", entre outras. Só depois se sentam. Na ceia não se come carne vermelha. Mas apenas peixes, acompanhados de vinho branco, sopa de cogumelos, pão, doces de mel e torta de sementes de papola. São servidos 12 pratos diferentes, em referência aos 12 apóstolos da Santa Ceia. Quando chega a meia noite, todos saem para ir assistir à missa do galo. Voltam para a casa para dormir. Ao se levantarem na manhã de 25 de Dezembro, não há distribuição de presentes, pois estes já foram dados no dia de São Nicolau, em 6 de dezembro. Assim o café da manhã é marcado, principalmente, pela permissão de se voltar a comer carne vermelha, linguiças, salames e presuntos. Esta é a refeição mais festiva do dia. Na Polônia, o presépio e árvore enfeitada trazem a memória a verdadeira conciliação com Deus. Em Portugal, Espanha e países hispano-americanos, a entrega dos presentes é feita apenas no dia 6 de janeiro, dia de Santo Reis, ou dia dos Reis Magos, efetivamente quem deu os presentes ao menino Jesus.
A estrela, conta o evangelho, os precedia e parou por sobre onde estava o menino Jesus. "E vendo a estrela, alegraram-se eles com grande e intenso júbilo" (Mt 2, 10). "Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: Ouro, Incenso e Mirra, cujo significado e simbolismo espiritual é, juntamente com a própria visitação dos magos, ser um resumo do evangelho e da fé cristã, embora existam outras especulações respeito do significado das dádivas dadas por eles. O ouro pode representa a realeza (além providência divina para sua futura fuga ao Egito, quando Herodes mandaria matar todos os meninos até dois anos de idade de Belém). O incenso pode representar a fé, pois o incenso é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobre ao céu (Salmos 141:2). A mirra, resina antiséptica usada em embalsamamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o martírio, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamamento de Jesus (João 19: 39 e 40), sendo que estudos no Sudário de Turim encontraram estes produtos."Entrando na casa, viram o menino (Jesus), com Maria sua mãe. Prostando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra." (Mt 2, 11).