segunda-feira, 15 de março de 2010

Chopin em dose dupla em Curitiba


Em comemoração aos 200 anos do nascimento de Fryderyk Chopin

Adam Makowicz e Krzysztof Jabłoński
Dia 25 de março de 2010 às 20h00 - Guairão

Entrada franca, os ingressos estão a disposição no link do teatro:

Ouça uma das interpretações clicando aqui

Programa do concerto Chopin em Dose Dupla

- Prelude Op. 28 No. 24- (Krzysztof Jabłoński)
- Prelude Op. 28 No. 24- (Adam Makowicz)
- Prelude E minor Op. 28 No. 4- (Krzysztof Jabłoński)
- Prelude E minor Op. 28 No. 4- (Adam Makowicz)
- Prelude G major Op. 28 No. 3- (Krzysztof Jabłoński)
- Prelude G major Op. 28 No. 3- (Adam Makowicz)
- Ballada G minor Op. 23- (Krzysztof Jabłoński)
- Ballada G minor Op. 23- (Adam Makowicz)
- Prelude A flat major Op. 28 No. 17- (Krzysztof Jabłoński)
- Prelude A flat major Op. 28 No. 17- (Adam Makowicz)
- Latino No. 2 for two pianos- (Juntos)

Intervalo

- Scherzo B flat minor Op. 31- (Krzysztof Jabłoński)
- Polonaise A flat major Op. 53- (Krzysztof Jabłoński)
- Living High in Manhattan- (Adam Makowicz)
- Sunset over the Hudson- (Adam Makowicz)
- Interface- ((Adam Makowicz)
- Prelude A major Op. 28 No. 7- (Krzysztof Jabłoński)
- Prelude A major Op. 28 No. 7- (Adam Makowicz)
- Mazurka Op. 17 No. 4 for two pianos- (Juntos)


Adam Makowicz
Makowicz nasceu na Silésia tcheca, filho de pais polacos. Mas 1946, a família fixou-se na Polônia. No início, estudou com sua mãe pianista e cantora e depois nas escolas de Rybnik, Katowice e Cracóvia. Aos 15 anos já demonstrava fascínio pelo jazz, mas na Polônia comunista, o jazz era proibido. Adam estava cada vez mais impressionado a liberdade e a improvisação do ritmo afro-americano. Aos 18 anos abandonou a escola, a família e seguiu o caminho do jazz. Naquela época, frequentava o lendário Jazz Klub Helicon, em Cracóvia. Junto com Tomasz Stańko criou o "Jazz Daring's", primeiro duo de jazz na Europa. Em 1977, por recomendação de Benny Goodman e de Willis Conover fez uma turnê de 10 semanas nos Estados Unidos, onde gravou seu primeiro álbum solo: "Adam" pela CBS Columbia.
No ano seguinte, voltou aos Estados Unidos e tocou nos mais importantes festivais e clubes como Greenwich Village Cookery Club e Newport Jazz Festival de Rhode Island. Sua primeira apresentação no Carnegie Hall foi no concerto em memória de Errol Garner. Tocou com Benny Goodman, Herbie Hancock, Earl Hines, Freddie Hubbard, Sarah Vaughan, George Mraz, Al Foster, Jack DeJohnette, Teddy Wilson, Charlie Haden e George Shearing. Apresentou-se com a National Symphony of Washington, a London Royal Philharmonic Orchestra, a Moscow Symphony Orchestra, e a Warszawa Filharmonica. Adam Makowicz recebeu do governo da Polonia a condecoração “Oficial da Cruz do Mérito” Makowicz foi incluído no seleto grupo de 400 emigrantes polacos mais influentes nos últimos 400 anos da história de Estados Unidos. Durante seis anos consecutivos Adam Makowicz foi eleito pela revista “Jazz Forum,” como o “Pianista número um do jazz”.

Krzysztof Jablonski
Krzysztof Jabłoński nasceu em Wrocław, na Polônia. Começou seus estudos de piano aos 6 anos de idade com a profa. Janina Butor e graduou-se na Academia de Música de Katowice. Foi aluno de Andrzej Jasiński e fez seu primeiro concerto com orquestra aos 12 anos. Recebeu o terceiro prêmio no Concurso Internacional de Piano Fryderyc Chopin, em Varsóvia, a medalha de ouro do Concurso Arthur Rubisntein, em Tel Aviv, e o "Jorge Bolet" da Walter Naumburg Foundation International Piano Competition de Nova Iorque, entre outros.
Em 1999, formou com o celista Tomasz Strahl, o “Chopin duo”. Desde 2004, faz parte do ”Warsaw Piano Quintet” que foi fundado por Wladysłav Szpilman,em 1962. De 1999 a 2006, Jabłoński colaborou com o Teatro Wielki de Varsóvia tocando para o ballet "Fortepianissimo". Em 2005, Jabłoński se apresentou na Filharmonia Narodowa de Varsóvia com a Orquestra Século XVIII sob direção de Frans Brüggen e mais tarde sob a regência de Andrey Boreyko. Com Orquestra do Festival Grand Teton Music Festival, tocou no concerto de Shostakovich n.1 para piano e orquestra. Krzysztof Jablonski fez várias gravações na Alemanha, Polônia e Japão, além de três Cds com os Estudos, Prelúdios e Improvisos.
Desde 1994, Jabłoński é professor de piano. Inicialmente na Academia de Música em Wrocław e depois na Academia de Música de Katowice. Atualmente é professor da Academia de Música F. Chopin de Varsóvia. Em 2005, Jabłoński foi membro do júri do XV Concurso Internacional Fryderyk Chopin de Varsóvia, do Concurso Internacional Chopin na Ásia e do Sétimo Concurso Chopin nos Estados Unidos.