sábado, 31 de agosto de 2019

O ataque alemão a Polônia em 1º de setembro de 1939

Odrzywól - Uma propriedade rural em chamas em Odrzywól, ao sul de Varsóvia.
A foto provavelmente foi tirada em 9 de setembro de 1939,
pouco mais de uma semana depois do início da Segunda Guerra Mundial.
Anos de propaganda nazista desde a tomada de poder em 1933 surtiram o efeito desejado na mentalidade dos soldados da Wehrmacht. 

Um Projeto disponibiliza documentos da época.
Este diário fotográfico faz parte do espólio de Woldemar Troebst, que foi comandante de uma unidade pioneira motorizada no ataque à Polônia. Seu neto Stefan Troebst descobriu o álbum ricamente ilustrado e inequivocamente comentado em 1996, quando seu avô já tinha morrido.

"Estes são os frutos da política polaca": esta cínica frase está escrita à mão, em vermelho, junto a fotos de casas bombardeadas e uma ponte destruída sobre o rio Pilica. As fotos provêm do álbum do soldado Otto Hardick, então com 19 anos, que participou do ataque à Polônia em setembro de 1939. Tanto as imagens quanto as legendas não deixam dúvidas sobre a mentalidade do jovem ao marchar sobre o país vizinho.
Setembro de 1939. Soldados alemães fotografaram o início da Segunda Guerra Mundial, e documentaram assim o sofrimento que trouxeram ao país vizinho. Como parte do projeto "Testemunhas silenciosas 1939", o museu e memorial Haus der Wannsee Konferenz, em Berlim, mostra em seu site fotos do capitão Kurt Seeliger. Elas e as de outros soldados dão uma ideia de quão forte era a vontade de extermínio desde o início.
Anos de propaganda desde que os nazistas subiram ao poder em 1933 haviam moldado a Wehrmacht: os soldados alemães aparecem como senhores naturais, os polacos são difamados como inferiores, especialmente se são judeus. Esse tipo de humilhação pode ser vista na exposição online Stumme Zeugnisse 1939 (Testemunhos silenciosos 1939) a partir de 1º de setembro de 2019, 80º aniversário da invasão da Polônia pelos alemães que marcou o início da Segunda Guerra Mundial.

Vítima anônima. A identidade do homem morto em Zakosciele é desconhecida. À primeira vista, parece um civil, mas as roupas sugerem tratar-se de um soldado. As mãos parecem amarradas. Provavelmente a vítima foi assassinada, numa violação das leis de guerra.
Trata-se de uma cooperação entre a cadeira de História Pública da Universidade Livre de Berlim, o museu e memorial Casa da Conferência de Wannsee e o Centro Leibniz de Pesquisas em História Contemporânea, de Potsdam. Durante um ano, a equipe liderada pela historiadora Svea Hammerle pesquisou documentos originais, na forma de fotos, diários ou cartas. Após uma chamada em jornais e redes sociais, chegaram-lhe mais de mil fotografias para o projeto.

Encenações como mortes heroicas
Nunca se mostram soldados alemães mortos, apenas sepulturas. O fato de o ataque à Polônia ter trazido perdas aos dois lados não é ignorado, mas as vítimas nas próprias fileiras são encenadas como mortes heroicas: o soldado desconhecido que dá a vida por seu povo e pelo "Führer". Já em relação aos polacos mortos, não se hesitava em retratá-los como animais abatidos numa caçada.

Antissemitismo. Se a intenção era a legenda soar descontraída e engraçada, na realidade ela demonstra desprezo humano e antissemitismo: na foto ao alto, à direita, o comandante do batalhão tem as botas limpas como exemplo do "emprego dos judeus no trabalho". O comentário ilustra a atitude dos soldados da Wehrmacht perante os polacos de origem judaica.
Rostos que poderiam ser atribuídos a uma pessoa específica aparecem pixelados online, por respeito aos mortos e "porque não temos ideia do que possa acontecer depois com elas", justifica a historiadora Hammerle. A intenção é evitar que neonazistas difundam na internet fotos não censuradas de vítimas de guerra como se fossem troféus, ou as usem de outra maneira indevida.

"Total de operações". As explicações detalhadas ilustram o suposto transcurso da invasão da Polônia até meados de setembro de 1939. Não se sabe quem é o autor do mapa, nem dos comentários no diário que fazia parte do espólio de Woldemar Troebst, antigo soldado da Wehrmach
Segundo a historiadora, não se pode ignorar que a invasão da Polônia já tinha características de guerra de extermínio. "Ataques violentos maciços contra a população civil, bombardeios de lugarejos e cidades, massacres de polacos de origem judaica": tudo isso não começou apenas com a guerra contra a União Soviética, em 1941. Sobretudo os diários descrevem como "mais uma vez tantos e tantos judeus foram baleados, ou que um lugarejo foi incendiado porque lá supostamente havia franco-atiradores".

Alimentação. A foto foi tirada do diário de um soldado do 59º Regimento de Infantaria. O texto que a acompanha menciona, entre outras, uma ponte destruída sobre o rio Warta. E acrescenta:
"Fora isso, nos abastecemos todo dia com galinhas, gansos, porcos e outras coisas comestíveis."
Um importante objetivo do projeto Testemunhos silenciosos 1939, contudo, não se cumpriu: documentar os horrores da invasão de uma perspectiva polaca. A chamada por fotos privadas da época não encontrou ressonância na Polônia – fato que Svea Hammerle e o diretor da Casa da Conferência de Wannsee, Hans-Christian Jasch, lamentam muito.

Jasch suspeita que uma grande barreira psicológica impeça os polacos de enviarem tais documentos à Alemanha. Outra razão poderia ser poucos soldados polacos disporem de câmera fotográfica na época, enquanto na Wehrmacht fotografar era um "esporte popular".

Trabalhos forçados. Veículos destruídos, pontes danificadas, cavalos machucados ou mortos... Mas, acima de tudo, os judeus obrigados a construir uma rampa. Ao que tudo indica, o trabalho forçado era considerado normal.
Decepção de um nazista convicto
O historiador Stefan Troebst disponibilizou o material arquivado por seu avô, Woldemar Troebst, comandante de uma unidade pioneira motorizada que participaram da invasão da Polônia. Muitos anos após a morte dele, em 1996, Stefan encontrou no espólio do avô o álbum de fotos que acabou emprestando à exposição online.

Ele não teve dúvidas em disponibilizar na internet o material, por vezes brutal e humilhante. Como historiador, sua visão é pragmática, e ele deseja que "o maior número possível de fontes históricas privadas" estejam acessíveis. Por outro lado, o material guardado pelo avô, incluindo cartas pessoais, mudou sua visão sobre a história da própria família.

Troebst conta que para os avós, nazistas convictos, o transcurso do ataque a Polônia foi um choque, pois acabou não sendo tão fácil quanto se esperava. A admiração de Woldemar pelo regime nazista sofreu assim o primeiro golpe, pois aparentemente o soldado da Wehrmacht acreditava que a invasão da Polônia seria uma aventura inofensiva. Na realidade, era o começo de uma guerra de extermínio que só se encerraria em 1945, com a capitulação da Alemanha.

Com 5,7 milhões de mortos, na maioria civis, a Polônia perdeu um quinto de sua população. Na memória alemã sobre os crimes da guerra, esse cruel capítulo permaneceu descuidado por muito tempo. Por isso, a exposição Testemunhas silenciosas 1939 deve contribuir para ampliar e aguçar o olhar sobre os fatos. Ela também faz parte do livro 80 Jahre danach (80 anos depois), que Svea Hammerle e Hans-Christian Jasch publicaram com o colega Stephan Lehnstaedt.


Campo de concentração de Dachau. Um dos primeiros campos de concentração criados durante o regime nazista foi o de Dachau. Poucas semanas depois de Hitler chegar ao poder, os primeiros prisioneiros já foram levados para o local, que serviu como modelo para os futuros campos do Reich. Apesar de não ter sido concebido como campo de extermínio, em nenhum outro lugar foram assassinados tantos dissidentes políticos.


Campo de Bergen-Belsen. De início, a instalação na Baixa Saxônia servia como campo de prisioneiros de guerra. Nos últimos anos do conflito, eram geralmente enviados para Bergen-Belsen os doentes de outros campos. A maioria ou foi assassinada ou morreu em decorrência das enfermidades. Uma das 50 mil vitimas foi a jovem holandesa de origem judaica Anne Frank, que ficou mundialmente conhecida com a publicação póstuma do seu diário.
"Pedras de Tropeçar". Na década de 1990, o artista alemão Gunter Demnig começou um projeto de revisão do Holocausto: diante das antigas residências das vítimas, ele aplica placas de metal onde estão gravados seus nomes e as circunstâncias das mortes. Há mais de 45 mil dessas "Stolpersteine" (pedras de tropeçar) na Alemanha e em 17 outros países europeus, formando o maior memorial descentralizado às vítimas do nazismo. Autoria: Max Zander (bws)



Fonte: Deustch Welle