domingo, 21 de julho de 2019

Cidades polacas declaradas zonas livres de LGBT

- Cidades e voivodias polacas declaram "zonas livres de LGBT" enquanto o governo aumenta o "discurso de ódio".

- O líder do partido PiS - Direito e Justiça diz que as pessoas LGBT + são uma "ameaça à identidade polaca, à nossa nação, à sua existência e, portanto, ao Estado polaco"

Manifestantes de extrema-direita enfrentam manifestantes do Orgulho gay em Poznań
Foto: Wojtek Radwanski / AFP / Getty Images)
A música pop dos anos 80 acompanhou cerca de mil ativistas envolvidos por faixas com as cores do arco-íris quando eles desfilaram na primeira Marcha dos direitos LGBT + , da cidade de Poznań, no último final de semana.

Mas a música mal podia abafar as vaias dos espectadores. Os manifestantes LGBT passaram por estandartes empunhados nas calçadas por extremistas de direita, que comparavam gays a pedófilos.

Os contra-manifestantes faziam gestos ameaçadores e outros, católicos, rezavam nas calçadas em protesto silencioso contra os gays.

A cena refletia uma tensão crescente neste país entre um movimento florecente pelos direitos LGBT  e uma reação conservadora dos extremistas de direita católicos.

 É uma tensão que o partido polaco no poder está sendo acusado de abastecer e explorar.

Antes das eleições parlamentares do PiS - Partido Lei e Justiça jogou todo o peso de seu aparato partidário numa campanha que está marginalizando a comunidade LGBT + da Polônia, dizem seus críticos.

O novo foco do partido é combater o que seus membros chamam de "ideologia LGBT ocidental" substituídos amplamente por seus gritos contra migrantes anteriores, disse Michał Bilewicz, pesquisador da Universidade de Varsóvia que acompanha a prevalência de preconceitos contra as minorias no discurso público.

Em 2015, a retórica anti-migração ajudou o partido populista de extrema-direita a chegar ao poder, segundo dados recolhidos por Bilewicz.

Mas mesmo no auge do surto na Europa, a Polônia nunca viu muitos migrantes não europeus em seu território, e a atenção pública tornou-se mais difícil de sustentar quando o fluxo para o continente diminuiu.

Nesta primavera, enquanto o PiS se preparava para as eleições para o Parlamento Europeu, seu líder, Jarosław Kaczyński, destacou outro suposto perigo estrangeiro.

O prefeito de Varsóvia, Rafał Trzaskowski, havia defendido recentemente a integração da educação sexual e das questões LGBT + nos currículos escolares, de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde.

Segundo Kaczyński, isso foi "um ataque à família" e "um ataque às crianças".

Ele chamou a “ideologia LGBT” de uma “ameaça importada à identidade polaca, à nossa nação, à sua existência e, portanto, ao Estado polaco”.

Um anúncio de campanha do Partido Direito e Justiça mostrava um guarda-chuva com o logotipo da festa protegendo a família da chuva do arco-íris.

Autoridades do partido, desde então, pressionaram para declarar cidades e até mesmo voivodias (Estados) inteiras no Sudeste conservador do país, "livre da ideologia LGBT".

Os ativistas contaram cerca de 30 declarações até agora, incluindo uma na Voivodia, onde a cidade de Kielce está localizada.

O vereador local do Partido Direito e Justiça, Piotr Kisiel, de 37 anos, rejeitou as acusações de que seu partido estava tentando provocar indignação contra indivíduos gays.

Ele disse que o partido estava apenas reagindo ao que considerou serem esforços dos ativistas para impor seus pontos de vista sobre as pessoas heterossexuais.

Aceitação de relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo está desacelerando na Grã-Bretanha, segundo relatório.

Paweł Jabłoński, assessor do primeiro-ministro Mateusz Morawiecki, observou que as declarações “livres de LGBT” não tinham “nenhum significado real em termos de regulamentos”.

Não há sugestão de que ser gay será proibido na Polônia. E uniões do mesmo sexo e adoções por casais do mesmo sexo não são legais de qualquer maneira.

"Mas a mensagem que envia é bastante simples", disse Vyacheslav Melnyk, diretor da campanha contra a homofobia, com sede em Varsóvia. "Não há lugar para as pessoas LGBT na nossa comunidade."

A mensagem foi ecoada e amplificada por setores da Igreja Católica Apostólica Romana, da Polônia, e por meios de comunicação favoráveis ​​ao governo.

Na quarta-feira, um jornal semanal conservador, Gazeta Polska, anunciou que distribuiria adesivos “livres de LGBTs” em sua próxima edição.

Os adesivos, com listras verticais em cores do arco-íris riscadas por um X preto grosso, provocaram uma resposta do embaixador dos EUA na Polônia.

"Estou desapontada e preocupada que alguns grupos usem adesivos para promover o ódio e a intolerância", twittou a ambaixadora Georgette Mosbacher. "Nós respeitamos a liberdade de expressão, mas devemos nos unir do lado de valores como diversidade e tolerância".

O editor, Tomasz Sakiewicz, rebateu: “Liberdade significa que eu respeito suas opiniões e você respeita as minhas. Nós nos opomos apenas à imposição de pontos de vista pela força. Ser um ativista do movimento gay não torna ninguém mais tolerante ”.

A liderança do Partido Direito e Justiça não respondeu a várias solicitações de comentários para este artigo. Mas membros do partido encorajaram explicitamente as declarações “livres de LGBT”.

"Acho que a Polônia será uma região livre de LGBT", disse em março Elźbieta Kruk, então candidata do Partido Direito e Justiça nas eleições europeias.


Na Voivodia de Lublin, o representante do governo local Przemysław Czarnek entregou medalhas a políticos locais que votaram a favor das declarações.

Também mantendo o conflito nas notícias, o ministro da Justiça da Polônia ordenou no mês passado uma investigação da Ikea por demitir um funcionário que expressou opiniões homofóbicas.

E o Tribunal Constitucional da Polônia, lotado de juízes favoráveis ​​do Partido Direito e Justiça - decidiu no mês passado em favor de uma gráfica que se recusou a produzir cartazes para uma Fundação LGBT +.

Jabłoński, conselheiro do primeiro-ministro, rejeitou a noção de que o governo estava buscando explorar o assunto.

Em entrevistas, mais de uma dúzia de observadores de direitos humanos, políticos da oposição e ativistas se preocuparam com o impacto de um novo foco anti-LGBT + em um país que é mais de 95% católico e onde antes muitos se sentiam desconfortáveis ​​em ser gay.

Com seus comentários "à margem do discurso de ódio", disse Adam Bodnar, comissário independente da Polônia para os direitos humanos, "o governo está aumentando os sentimentos homofóbicos".

"Desde o discurso de ódio até os crimes de ódio, é um caminho muito curto", disse Robert Biedroń, o primeiro prefeito abertamente gay do país.

Jabłoński, assessor do primeiro-ministro, disse que tais alegações foram "exageradas".

Vladimir Putin diz que a Rússia tem uma atitude "calma" em relação às pessoas LGBT +.

A Polônia está classificada entre os países mais restritivos da Europa em termos de direitos LGBT +.

As atitudes, no entanto, haviam se suavizado. Enquanto 41 por cento dos polacos disseram em uma pesquisa de 2001 que ser gay não deveria ser tolerado e não era normal, esse número caiu para 24 por cento em 2017, de acordo com o instituto de pesquisas estatais CBOS.

"Parte da sociedade está realmente ficando cada vez mais liberal e aberta", disse a ativista contra a discriminação, a polaca Joanna Grzymała-Moszczyńska.Mas, do outro lado, podemos ver a intensificação de uma narrativa homofóbica”, acrescentou ela.

O país tem sido criticado por não manter registros confiáveis ​​sobre crimes de ódio homofóbico, mas grupos de direitos humanos em toda a Polônia disseram ter notado os recentes aumentos nos ataques homofóbicos.

A vice-prefeita de Kielce, Danuta Papaj, disse que era errado os políticos nacionais ou regionais interferirem no que ela considerava um assunto primordialmente local: garantir a tolerância entre os residentes. Ela alertou para a criação de comunidades socialmente excluídas ou "guetos" sociais.

Em Kielce, a escolha desse termo pesa especialmente. Perto dali, os nazistas exterminaram judeus e outras minorias - incluindo gays - durante a Segunda Guerra Mundial. Mas a matança não parou com o fim da guerra. Dezenas de judeus foram assassinados em Kielce em um pogrom em 4 de julho de 1946.

As matanças convenceram muitos dos judeus remanescentes da Polônia que sobreviveram ao Holocausto nazista de que não havia futuro para eles no país. Bogdan Białek está trabalhando para preservar a memória do passado assombrado de Kielce. Horas antes do primeiro desfile LGBT + da cidade acontecer, o católico de 64 anos estava andando por uma casa que foi alvo do pogrom e hoje abriga uma exposição. Para ele, o pogrom de 4 de julho ilustra como estereótipos e preconceitos podem trazer o mal para as pessoas. O Partido Direito e Justiça, disse Białek, ganhou as eleições anteriores com a "gestão do medo" dos refugiados.

Mas ele argumentou que a forma como a manifestação de agora, voltada para as pessoas LGBT + era potencialmente mais perigosa. Agora, ele disse, "não é a gestão do medo, mas a gestão do ódio".

"É doloroso para mim, realmente", disse Ewa Miastkowska, 54 anos, na marcha da igualdade do último fim de semana em Kielce. A mãe de um filho gay disse que veio de Varsóvia para lutar por seus direitos em Kielce. “Eu choro a cada segundo dia. É repugnante ”, disse ela sobre o tema anti-gay do partido no poder.

Cercada por centenas de policiais, a ativista local de 37 anos, Barbara Biskup, disse que achava que o governo estava transformando pessoas LGBT + em bodes expiatórios, assim como havia feito com os migrantes. Sua esperança, disse Biskup, era que os moradores da cidade percebessem que ela e outros vizinhos gays não eram inimigos do Estado polaco.

"Espero que pelo menos alguns deles vejam que somos pessoas normais", disse ela.

Segundo testemunhas, alguns "hooligans" usavam camisetas com símbolos ultranacionalistas e outros gritavam "Não à sodomia em Bialystok!".

Os "hooligans" se lançaram contra os manifestantes e os policiais, com fogos de artifício, pedras e garrafas, segundo um porta-voz da polícia.

A marcha foi muito criticada pelas mídias católicas e nacionalistas, que organizaram cerca de 40 atos na cidade de Białystok, entre elas um piquenique familiar idealizado pelo prefeito, integrante do Partido Direito e Justiça, de extrema direita que comanda o país.

Texto: Rick Noack
Tradução e adaptação para português: Ulisses Iarochinski
Fontes: Washington Post e The Independent