quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Um Iarochinski foi herói da Polônia

Ludwik Jarosiński - ou Luiz Iarochinski, em português - nasceu em 1840, na vila rural de Wojciechowice, na cidade de Sandomierz e faleceu em 21 de agosto de 1862, em Varsóvia. Era membro da Organização Vermelha da Cidade de Varsóvia.

Ele foi o executor da tentativa de assassinato do governador do Reino da Polônia, o Grão-Duque Konstanty Mikołajewicz Romanow (irmão do rei russo Tzar Aleksander II), em 3 de julho de 1862.

 Em 1858, mudou-se para Varsóvia, onde trabalhou como alfaiate e jornaleiro. Na capital do Reino do Congresso (nome dado por Napoleão Bonaparte e consolidado pelo Reino da Rússia) ele se envolveu com um grupo pró-independência da República da Polônia.

Ludwik era ativo na Organização Vermelha da Cidade de Varsóvia. O executor do atentado fracassado contra o novo governador do Reino da Polônia, grão-duque Konstanty fazia sua segunda tentativa de assassinar o grão-duque.

No dia anterior com outro assassino, Edward Rodowicz, ele esperava a chegada de Konstanty na estação ferroviária de São Petersburgo, que vinha de Moscou, à caminho de Varsóvia. Mas decidiu não atirar devido à presença da esposa de Konstanty, princesa Aleksandra, que estava no último mês de gravidez.

A tentativa mal sucedida aconteceu em frente ao Grande Teatro de Varsóvia. O russo foi ferido no braço por disparo de revólver.

Jarosiński foi preso no 10.º Pavilhão da Fortaleza de Varsóvia. Condenado à morte pela Corte Marcial russa, foi executado por enforcamento nas encostas da fortaleza após seis semanas do atentado.

Xilogravura de Luiz, na Cela do 10.º Pavilhão. 

Na foto, a seguir, está uma reprodução fotográfica de um desenho, provavelmente, fortemente retocado. A foto está colada na base de papelão original.

No verso, há uma inscrição a lápis já desbotada que diz: "Jarosiński enforcado [...?]" , "Jarosiński 1861". 

Margens e verso manchados. ("A Revolta de Janeiro e os exílios siberianos. Catálogo de fotografias da coleção do Museu Histórico da Capital de Varsóvia", parte 1, editado por K. Lejko. Guerra. 2004, item 117) L. Jarosiński (1840-1862).

Ludwik era jornaleiro, alfaiate, membro da organização vermelha.

Em 3 de julho de 1862, fez uma tentativa frustrada contra o vice-rei do reino do congresso, duque Konstanty, que estava saindo do Grande Teatro. Após um julgamento público, ele foi executado nas encostas da Fortaleza em 21 de agosto de 1862.

O evento faz parte do Calendário da História das Forças Armadas da Polônia e faz parte do acervo do Muzeum Wojska Polskiego - Museu do Exército Polaco.

Tradução da legenda: Luiz Iarochinski. Enforcado em Varsóvia em 12 de agosto de 1862.

Nos arquivos está grafado Jaroszyński, uma das grafias dos cartórios e igrejas polacos para Jarosiński... assim como, o cartório da cidade de Castro - PR grafou o que ouviu e registrou: iarochinski.

O atentado de Luiz Iarochinski desembocou no Levante de 1863-1864, a revolta polaca mais duradoura pela independência da República na era pós-invasão, divisão e ocupação pelas três monarquias vizinhas.

Atraiu para a luta todas as camadas da sociedade, teve forte impacto nas relações internacionais contemporâneas e, finalmente, causou um enorme avanço social e ideológico na história nacional da Polônia.

Os voluntários vieram de pessoas urbanas, nobres, eclesiais, trabalhadores, intelectuais, alunos do ensino médio e universitários. Uma era de assassinatos, mas "sem sonhos".

O enfraquecimento da Rússia após a derrota na Guerra da Crimeia levou à liberalização da política interna do Império Russo.

As esperanças de concessões mais amplas foram interrompidas pelo Tsar Alexandre II, em 1856, com as palavras "sem sonhos".

No entanto, a sociedade polaca estava em tumultos frequentes e ficou claro que a direção do confronto tinha que vencer. As autoridades russas, temendo uma eclosão espontânea de combates, concordaram em aceitar uma petição exigindo uma mudança no sistema de governo, que Alexandre II descreveu como audaciosa, mas finalmente concordaram em designar Aleksander Wielopolski como diretor da Comissão de Denominações Religiosas e Esclarecimento Público.

Também anunciou a criação do Conselho de Estado e dos governos municipal e distrital. 

Essas mudanças, no entanto, não impediram as manifestações patrióticas e os numerosos ataques, cujo centro da revolta era Varsóvia.

Em 8 de abril de 1861, 200 pessoas foram mortas, cerca de 500 polacos feridos por balas russas.

A lei marcial foi introduzida em Varsóvia, repressões brutais começaram, os organizadores das manifestações, em Varsóvia e Vilno foram deportados para o interior da Rússia.

Os polacos passaram à clandestinidade e realizaram atividades de assassinato.

Foi quando em 3 de julho de 1862, Ludwik Jarosiński, em frente ao Grande Teatro de Varsóvia, fez a tentativa malsucedida contra o governador do Reino da Polônia, o grão-duque Konstanty Mikołajewicz, irmão do czar Alexandre II.

Iarochinski capturado e condenado à morte pelo Tribunal Militar.

Em 7 de agosto de 1862, em Plac Bankowy, em Varsóvia, em frente ao prédio da Comissão do Tesouro, foi feita uma tentativa malsucedida na cabeça do governo civil do Reino da Polônia, Aleksander Wielopolski.

As tentativas de matar o governador foram feitas por Ludwik Ryll e Jan Rzońca. Ambos os assassinos foram logo capturados e executados nas encostas da mesma Fortaleza de Varsóvia, em 26 de agosto de 1862.

Em 14 de agosto de 1862, Jarosław Dąbrowski - um dos líderes do Partido Vermelho que estava preparando um plano para a revolta na divisão russa - foi preso. Ele foi condenado a 15 anos de trabalhos forçados. Escapou durante a deportação para a Sibéria. Horas depois - 15 de agosto de 1862 - na Aleia Ujazdowskie, em Varsóvia, Jan Rzońca fez outra tentativa malsucedida de assassinar o chefe do governo civil do Reino da Polônia, Aleksander Wielopolski.

As autoridades tsaristas não podiam mais ignorar a resistência polaca. Para minimizá-la, em janeiro de 1863, decidiu-se transferir o prisioneiro para o exército russo, ao qual os polacos responderam com a eclosão da Revolta de janeiro.

Quadro do Levante de 1863

Varsóvia um centro político, mas não militar no final da primavera e no verão de 1863, até 35.000 polacos lutaram. Estes insurgentes, enfrentaram 145.000 russos. O Estado polaco na clandestinidade era administrado pelo governo nacional com sede, em Varsóvia.

O maior confronto na área ocorreu perto de Buda Zaborowska. Nesta batalha perto de Varsóvia, a unidade do Major Walery Remiszewski, com 240 insurgentes, foi derrotado por forças russas três vezes mais fortes do general Krüdner.

O major Remiszewski, comandante dos insurgentes, foi morto na batalha. Os remanescentes da unidade, que se concentravam perto de Kampinos, foram finalmente derrotados, em 18 de abril.

Outros grandes confrontos ocorreram mais longe de Varsóvia. Mais de 50.000 pessoas passaram pelas fileiras polacas pessoas.

Na área coberta pelo levante, de Prosna a Dźwina e Dniepro, nada menos que 1.200 batalhas e escaramuças foram travadas, quase 20.000 pessoas foram mortas.

Os russos executaram pelo menos 669 sentenças de morte, 38.000 polacos foram deportados para o exílio, sem contar os milhares de criminosos convocados para o exército, dos quais cerca de 20.000 foram para a Sibéria, incluindo 4.000 condenados a trabalhos forçados.

Cerca de 10.000 emigraram. Alguns dos insurgentes estabeleceram na província austríaca da Galícia (terras polacas ocupadas pelo Império Austríaco) depois de alguns anos.

O confisco de propriedades e as altas contribuições afetaram a pequena nobreza, especialmente na Lituânia.

A Revolta de Janeiro desencadeou uma onda de chauvinismo antipolaco na sociedade russa. Isso fortaleceu o curso de reação e repressão, a unificação administrativa do Reino do Congresso Polaco com o Império russo, a russificação das terras polacas e a supressão da vida política e social. Por outro lado, a tradição de 1863 foi seguida pelo renascimento do movimento de independência.

A Revolta de Janeiro teve grande influência na formação da consciência nacional das massas, bem como nas atitudes e programas políticos antes de 1918.

O lugar de memória mais importante da Revolta de Janeiro, em Varsóvia, é, claro, a Fortaleza. Há um cemitério simbólico de prisioneiros no Portão de Execução. Particularmente venerado ao longo dos anos é a seção C-13, onde foram enterradas as cinzas dos que morreram na Revolta de Janeiro e onde foram enterrados os veteranos ainda vivos de 1863.

Os monumentos e placas erguidos relembram a história da luta pela independência e o preço que se pagou por ela. Sessenta e oito (incluindo 8 desconhecidos) veteranos da revolta estão enterrados ali.

212 insurgentes que morreram nas prisões tsaristas foram homenageados na parede.

A revolta também tem sua marca na área editorial de Tygodnik Sąsiadów PASSA: no cemitério de Wilanów há uma placa na capela do cemitério em homenagem aos insurgentes Wincenty e Józef Biernacki e Kazimierz Olesiński. Eles foram executados em Powsinek, em 5 de dezembro de 1864, por lutar pela independência da Polônia.

Com toda justiça, Luiz Iarochinski faz parte da lista de heróis nacionais da Polônia.