segunda-feira, 28 de abril de 2008

E o campeão perdeu

O Wisła Kraków chegou a Varsóvia com o status de campeão antecipado da atual temporada, mas bastou o jogo começar para que a arrogância do treinador de Cracóvia Maciej Skorża murchasse. A tarde foi do inimigo Legia Warszawa e o resultado de 2 x 1 ficou pouco para quem contava com o poder de fogo de Paweł Brożek, o artilheiro do campeonato. Seu gol solitário não impediu sua equipe de perder para o inimigo de Varsóvia. Nem mesmo a presença do brasileiro Jean Paulista, substituído nos minutos finais, conseguiu calibrar a pontaria de Brozęk. O brasileiro, apesar de ser o mais habilidoso e solidário jogador da equipe sofre perseguição de seu treinador Skorża. Este insiste em esnobar a qualidade do atacante brasileiro. Outro dia ainda mandou o brasileiro treinar com a equipe juvenil por excesso de qualidade. Ou seria medo de Jean brilhar no campo e assim ofuscar sua aura de astro de si mesmo? O brasileiro ficou mais no banco do que em campo neste campeonato. Sem ritmo de jogo e sendo colocado em campo sempre em posições diferentes Jean Paulista não foi o mesmo de temporadas anteriores. O Wisła tem uma pérola em seu plantel, mas o treinador não admite.
Jan Urban, treinador do Legia, nem quis saber destas pendengas e muito menos o atacante Maciej Rybus, que meteu dois gols na rede do campeão. Com o resultado, o Legia de Varsóvia ficou mais próximo do vice-campeonato e mais próximo da Copa da UEFA.
Quanto ao time de Cracóvia, o título impede seus dirigentes de ver o mal que é ter um treinador que se acha superstar e único responsável pelo título.
Antes da partida ele dizia que na Polônia não existe time para se defrontar com seu clube... "precisamos jogar com equipes de outros países, pois aqui não tem ninguém que possa nos vencer". Depois da derrota, ele saiu com essas "Não é comum perder. Ultimamente isto ocorreu somente ano passado. No primeiro tempo cometemos muitos erros, tanto enquanto equipe quanto individualmente. Depois, no começo do segundo tempo, houve desconcentração. Deveríamos controlar mais o jogo. Tivemos também o dissabor de um cartão vermelho e uma penalidade não marcada. Nos jogos anteriores a sorte sempre nos acompanhou. Hoje se voltou contra nós."

Na foto, Maciej Skorża, treinador do Wisła Kraków.

Soldados polacos temem atirar

Manchete principal do jornal Gazeta Wyborcza, desta segunda-feira, dia 28 de abril de 2008.
STRACH STRZELAĆ - TEMEM ATIRAR.
A Síndrome de Nangar Khel. Soldados têm medo de partir em missão e o comandante do exército anuncia que jogará fora o uniforme, se o tribunal de Bielska julgar os soldados acusados de crimes de guerra em Nangar Khel. O Chefe do comando general Wójcik: -Será necessário dissolver o exército?
Oito de meses depois de tragédia, em Nangar Khel, no Afeganistão, onde a balas de um morteiro polaco matou oito civis, entre estes crianças, que o exército polaco está em crise. Tudo porque, os sete comandantes de Bielska, sentem-se apreensivos com a ameaça de julgamento por crimes de guerra. A acusação é do promotor público.

E agora é só esperar até ...

Torcida faz a festa e Coritiba vence o Atlético na 1ª partida da final (Gazeta do Povo)

Jogando no embalo da torcida, o Coritiba teve uma atuação acima da média neste domingo e venceu o Atlético por 2 a 0 na primeira partida da decisão do Campeonato Paranaense 2008. Com o resultado, o Alviverde leva para a Arena da Baixada (no próximo domingo, dia 4 de maio) a vantagem de conquistar o título Estadual mesmo se for derrotado por 1 a 0. Se perder por 2 gols de diferença, o jogo será decidido na prorrogação e pênaltis, caso necessário.