domingo, 1 de junho de 2008

Museu de casas em Nowy Sącz

Foto: Ulisses Iarochinski

Casa de troncos de madeira típica das montanhas Tatras na Polônia, transportada para o Sądecki Park Etnograficzny ( Museu Etnográfico de Nowy Sącz) .
O museu inclui habitações de quatro grupos étnicos: Lachów Sądeckich, parte ocidental Pogórzan, Górali Sądeckich e o Łemków Nadpopradzkich.
O parque, com uma área de 20 hectares, possui 69 casas em exposição numa espécie de anfiteatro ao ar-livre em plena floresta. Estão dividas como se fossem nove fazendas com várias edificações, quatro fazendas de uma única casa, uma casa do século 17 (com uma policromia sem igual em suas paredes interiores), uma granja feudal do século 18, uma igreja católica apostólica romana, uma igreja católica ortodoxa do rito grego e uma igreja protestante do século 19. Há também uma escola rural, construções usadas para indústrias rurais (com forja, moinho de óleo, e um moinho de vento). A maioria das casas estão com exibições permanentemente abertas, em um total 60 quartos (interiores de residências, galpões, industrias rurais e religiosos).
O museu é aberto nos meses de maio a setembro das terças aos domingos no horário das 10:00 da manhã às 18:00 horas. É fechado nas segundas-feiras. De outubro a abril é aberto de segunda a sexta-feira das 10:00 da manhã às 14:00 horas. Fechado aos sábados e domingos. Chega-se aoMuseu com os ônibus de números 14 e 15 que partem da estação de ônibus central da cidade de Nowy Sącz.