terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Sztutowo, o primeiro campo alemão na Polônia

A antiga Dwór (mansão) senhorial foi sede do campo de concentração
Embora Birkenau em Brzezinka tenha sido o maior campo de concentração e extermínio da II Guerra Mundial, e Auschwitz o mais famoso, Sztutowo, em alemão Stutthof foi o primeiro campo de concentração aberto fora da Alemanha.
Sztutowo é uma vila rural de Nowy Dwór, próximo a cidade de Gdańsk, na região da Pomerânia polaca. Mais precisamente está localizado a 38 km a leste de Gdańsk (Danzig em alemão), ma margem nordeste do delta do Rio Vístula, na costa do Mar Báltico.
O campo
No início da Segunda Guerra Mundial em 1939, os nazistas construíram o campo de concentração próximo da localidade de Stutthof e imediatamente, em 2 de setembro, um dia após a invasão da Polônia, o campo recebeu sua primeira leva de prisioneiros.
O acampamento serviu como um enorme complexo de campos menores em todo norte da Polônia. Mais de 127.000 pessoas de 25 nacionalidades de dezanove países foram presos ali, e estima-se que mais de 85.000 deles morreram neste campo da morte alemão.
Os primeiros prisioneiros foram 250 cidadãos polacos. Duas semanas depois, no dia 15 de setembro de 1939, havia 6.000 presos no acampamento: prisioneiros de guerra, cientistas, etc.. A maioria deles foram executados pelos SS.
O campo era composto por oito barracas para os presos e um enorme edifício (o "Kommandantur") para a SS. Era chamado de "campo velho". Em 1942, a SS começou a construir um campo "novo" e aí 30 barracas foram adicionadas.

Em 1943, os nazistas adicionaram um crematório e uma câmara de gás. A câmara de gás tinha uma capacidade máxima de 150 pessoas ao mesmo tempo. Como a SS tinha muitas pessoas para executar, foram também utilizados vagões como câmaras de gás.
Entre 02 de setembro de 1939 e 10 maio de 1945, 127.000 prisioneiros foram registrados, após a sua chegada dos primeiros prisioneiros no acampamento. A menor estimativa do número de vítimas é de 85.000. O número real é certamente muito maior: os presos que foram selecionados para execução imediata à chegada não foram registrados.
O comandante do acampamento foi oficial da SS Max Pauli. Após a guerra, Max Pauli foi julgado por um tribunal aliado e condenado à morte. O oficial de segurança do campo, foi o Capitão Werner Hoppe. Apesar das evidências de sua participação em centenas de assassinatos, o tribunal condenou Werner Hoppe a nove anos de prisão.

Estes são os nomes dos outros assassinos: 1º. Tenente SS Schwarz, Tenente SS Dittmann, 1º. Tenente SS MD Otto, 1º. Tenente Oerli, Tenentes SS Mathesius e Neubauer.
Rudolf Spanner
Um dos piores crimes cometidos pelo Nazistas foi em Stutthof. O Professor Rudolf Spanner, oficial da SS e "cientista", era proprietário de uma pequena fábrica de sabão localizada em Danzig. Em 1940, ele inventou um processo para produzir sabão a partir de gordura humana. Este "produto" foi chamado R.J.S. - "Reines Jüdische Fett" - que significa "Pura Gordura de Judeu".



O campo de concentração de Stutowo foi libertado em maio de 1945 pelo Exército Vermelho Russo.


Os campos menores
Bocion
Bromberg
Chorabie
Cieszyny
Danzig-Burggraben / Kokokszki
Danzig-Neufahrwasser
Danzigerwerf / Gdansk
Dzimianen
Elbing
Elblag (Org. Todt)
Elblag (Schinau)
Police / Szczecin
Gdynia
Gerdenau
Graudenz
Greendorf
Grodno
Gutowo
Gwisdyn
Heiligenbeil
Jessu
Kokoschken
Kolkau
Krzemieniewo
Lauenburg
Malken Mierzynek
Nawitz
Niskie
Obrzycko
Prault
Rosenberg / Brodnica
Scherokopas
Schiffenbeil
Serappen
Sophienwalde
Slipsk
Starorod
Pruszcz
Brusy
Torun


Origens
Sztutowo é conhecida desde o início do século 13 como um estabelecimento de pesca na região da Pomerânia (Podmorze em polaco).
No caminho de Gdańsk, a estrada pós Hanseática de Königsberg, foi conquistada pelos Cavaleiros Teutônicos em 1308. Esteve sob o controle dos Duques da Pomerânia Oriental, cujo centro principal era Berlim. A estalagem e a estrebaria foi fundada em 1432 para fornecer descanso para os cavalos.
Depois da Guerra dos Treze Anos, que terminou em 1466, a vila tornou-se parte da província autônoma polaca da Prússia Real. Naquele tempo uma propriedade feudal com seu Pan (senhor) foi fundada em Sztutowo e um assentamento agrário se desenvolveu nas suas proximidades.
O czar Pedro, o Grande da Rússia esteve em Sztutowo em 1716. A aldeia foi anexada pelo rei Frederico, o Grande da Prússia, em 1772 durante a primeira partição da Polônia. Anos mais tarde a mansão do antigo Pan foi alugada para o pai do filósofo pessimista alemão, Arthur Schopenhauer, que passou os primeiros cinco anos de sua vida lá. Schopenhauer nasceu em 1788 em Gdańsk (Danzig).
Como Stutthof, a vila tornou-se parte do Império Alemão durante a unificação da Prússia, passou para o território da Alemanha, em 1871. Depois da derrota da Alemanha Imperial na Primeira Guerra Mundial, a vila tornou-se parte do território da Cidade Livre de Danzig.
Somente em 1945, com a derrota da Alemanha, a Danzig voltou a se chamar Gdańsk e Stutthof voltou a ser chamada pelo seu nome original polaco de Sztutowo.