sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Kwaśniewski e o conflito político na Ucrânia

Foto: AFP
"Não muda nada se a Ucrânia antecipa as eleições parlamentares ou não, a crise política no país continuará pelo menos a eleição presidencial de 2010", disse em Kiev, o ex-presidente da Polônia, Aleksander Kwaśniewski.
O ex-presidente acrescentou que comparando com o conflito no congresso polaco, o conflito na Ucrânia é uma verdadeira guerra.
"O tempo todo tenho a esperança, que o presidente Wiktor Juszczenko não decida na mudança do conselho superior do parlamento, contudo em minha conversa com políticos ucranianos, o resultado da antecipação das eleições é um cenário muito real." explicou Kwaśniewski.
O conflito entre o presidente Juszczenko e a premier Julia Tymoszenko, segundo Kwaśniewski, vai na mesma linha do existente entre o presidente da Polônia e o primeiro ministro polaco.
Por outro lado, ontem pela manhã, a assessoria de imprensa do presidente Juszczenko informou que o avião do presidente voava para Lwów (Lviv) quando problemas técnicos o fizeram retornar a Kiev, onde aterrisou com avarias.
Juszczenko e sua equipe trocaram pelo avião reserva, que estava sendo preparado para a viagem da primeira-ministra Julia Tymoszenko que iria a Moscou conversar com o primeiro-ministro russo Władimir Putin sobre a questão do gás natural para a Ucrânia. Com a troca de avião Tymoszenko teve que voar com um avião menor deixando em Kiev toda a equipe que a acompanharia a Rússia.
P.S. Ou seja, o conflito na Ucrânia vai além dos gabinetes e agora já chega aos ares.