domingo, 28 de outubro de 2007

Saci, Boitatá...você

Saci...
Era um negrinho.
Boitatá...
Era um monstro.
Você...
Era um amor.
Hoje...
Saci, Boitatá e você,
não existem!



P.S. Esse é de quando descobri o poeta maior Carlos Drummond de Andrade e pensei que também podia fazer versos. Logo descobri que melhor seria fazer prosa, escrever notícia.

Sandomierz, a fênix polaca

Sandomierz (Sandomiéje) é uma das mais antigas e históricas cidades da Polônia. No testamento do Rei Bolesław Krzywousty (bolessuaf kjivousti), em que ele dividiu a Polônia entre seus filhos, Sandomierz foi designada como a capital de um dos principados e dado ao principe Henryk. A cidade sofreu saques e devastações com as invasões mongóis em 1241, 1259 e 1287. Os antigos prédios de madeira da cidade foram completamente destruídos. Em 1286, ela foi refundada por Leszek Czarny (Lechek Tcharni), quando então foi elevada a categoria de cidade. Quando da reunificação do Reino, no século 14, ela passou a ser a sede da Voivodia de Sandomierz. Nessa época, Sandomierz tinha 3.000 habitantes e era uma das maiores cidades da Polônia. Ainda no século 14, a cidade foi incendiada pelos invasores lituanos. Em função disso, foi mais uma vez reconstruída, agora já no reinado de Casimiro III.

A bela Cracóvia

Foto: Ulisses Iarochinski

Centro de Cracóvia e suas igrejas, vista do alto da torre da catedral do Wawel. Em primeiro plano o edíficio da Faculdade de Teologia e ao fundo central a Igreja Mariacka.