terça-feira, 21 de maio de 2013

Iarochinski apresenta seu novo documentário


O documentário "José Penalva - O Mestre da Música” será exibido nesta quinta-feira (23), às 20h, no Auditório Brasilio Itiberê (Secretaria da Cultura). 
Com direção de Ulisses Iarochinski, o filme conta a trajetória musical e pastoral do padre, compositor e professor. A entrada é gratuita. 
Sacerdote, musicólogo, regente e escritor brasileiro dos mais importantes da segunda metade do século XX, Penalva se destacou na composição de músicas contemporâneas de vanguarda, explorando as linguagens sacra e secular. 
Sua obra apresenta um compositor preocupado com o viés reflexivo e filosófico da criação e, ao mesmo tempo, um músico de humor refinado e de profunda humanidade.
Penalva nasceu em Campinas, em 15 de maio de 1924, e faleceu em Curitiba, em 20 de outubro de 2002.
O diretor Ulisses Iarochinski, que vai apresentar a sessão, é responsável também pela pesquisa, texto, narração, câmera e montagem do filme, que tem depoimentos de Márcio Fernandes, Edgar Serrato, Elisabeth Prosser, Maurício Dottori, Jaime Sanchez, Bruno Spadoni, Paulo da Costa, Carmen Fregonese e Norton Morozowicz.
Após a sessão, o coro Madrigal Vocale fará um recital, sob a regência de Bruno Spadoni, com músicas compostas por padre Penalva, seu fundador.
O grupo é considerado um dos coros a cappella mais importantes do Brasil. 

Serviço
Exibição do documentário "José Penalva - O Mestre da Música"
Data: 23 de maio de 2013
Horário: 20 horas
Duração: 54 minutos
Local: Auditório Brasilio Itiberê (Rua Cruz Machado, 138, Centro - Curitiba. Anexo à Secretaria de Estado da Cultura)