“Podemos ser um dos mais pobres países da União Européia, de onde os mais espertos emigram e onde maioria das empresas mundiais buscam expandir suas atividades ingressando no país com as mais baixas taxas”, alerta o primeiro-ministro Donald Tusk.
O jornal "Gazeta Wyborcza" divulga um avançado "Relatório sobre o capital intelectual Polaco", que será apresentado pelo primeiro-ministro no mercado financeiro de Varsóvia.
Os conselheiros de Tusk o pressionam para que implemente violentas reformas. “Com liberdade tudo irá ser feito, para que o funcionamento do Estado se racionalize. Deveriam todos ter isto na cabeça, que até o final do ano serão eliminadas as barreiras para os negócios.”, confessa Michał Boni, chefe dos conselheiros de Tusk.
Mas que não esperem por efeitos espetaculares, pois estes não poderão ser vistos tão claramente. Não existe lei que elimine os trastes legais., não há reforma financeira pública., reforma da administração, que descentralize o Estado e facilite a administração das grandes cidades, pois estas não virão ainda do governo. Elas deveriam ter chegado ao Congresso em meados de maio passado.
Os autores do relatório prevêem que se nos cinco próximos anos não for feita a reforma do sistema educacional, do ensino superior e da aposentadoria se perderá a chance de ver a Polônia se tornar um dos melhores países da Europa. Os conselheiros alarmam que se o governo não invistir no capital intelectual polaco, os especialistas do futuro não estarão preparados para as novidades da economia.
Atualmente os adolescentes polacos estão na traseira da Europa, no que diz respeito à educação primária. Apenas 41% das crianças vão à pré-escola. Na França, Espanha, Itália, Bélgica a pré-escola é obrigatória. Porque, segundo os consultores é justamente nesta faixa etária que 0 conhecimento intelectual e social se desenvolve. A pré-escola é a chance para as crianças de famílias pobres e excluídas. Esta, podem assim, receber um capital que nunca terão em suas casaa.
Outra área a ser investida é a da preparação e formação de professores, porque os resultados da firma de consultoria McKinsey, aponta que a chance para o desenvolvimento da criança,é mais importante que o aspecto financeiro e que professores na educação na pré-escolar é o fundamento mais importante a ser buscado.
“É muito bom que a Polônia possa apresentar seu primeiro relatório no tema capital intelectual”, reagiu o prof. Witold Orłowski, principal economista da agência de consultoria PricewaterhouseCoopers, ao saber do relatório.
O jornal "Gazeta Wyborcza" divulga um avançado "Relatório sobre o capital intelectual Polaco", que será apresentado pelo primeiro-ministro no mercado financeiro de Varsóvia.
Os conselheiros de Tusk o pressionam para que implemente violentas reformas. “Com liberdade tudo irá ser feito, para que o funcionamento do Estado se racionalize. Deveriam todos ter isto na cabeça, que até o final do ano serão eliminadas as barreiras para os negócios.”, confessa Michał Boni, chefe dos conselheiros de Tusk.
Mas que não esperem por efeitos espetaculares, pois estes não poderão ser vistos tão claramente. Não existe lei que elimine os trastes legais., não há reforma financeira pública., reforma da administração, que descentralize o Estado e facilite a administração das grandes cidades, pois estas não virão ainda do governo. Elas deveriam ter chegado ao Congresso em meados de maio passado.
Os autores do relatório prevêem que se nos cinco próximos anos não for feita a reforma do sistema educacional, do ensino superior e da aposentadoria se perderá a chance de ver a Polônia se tornar um dos melhores países da Europa. Os conselheiros alarmam que se o governo não invistir no capital intelectual polaco, os especialistas do futuro não estarão preparados para as novidades da economia.
Atualmente os adolescentes polacos estão na traseira da Europa, no que diz respeito à educação primária. Apenas 41% das crianças vão à pré-escola. Na França, Espanha, Itália, Bélgica a pré-escola é obrigatória. Porque, segundo os consultores é justamente nesta faixa etária que 0 conhecimento intelectual e social se desenvolve. A pré-escola é a chance para as crianças de famílias pobres e excluídas. Esta, podem assim, receber um capital que nunca terão em suas casaa.
Outra área a ser investida é a da preparação e formação de professores, porque os resultados da firma de consultoria McKinsey, aponta que a chance para o desenvolvimento da criança,é mais importante que o aspecto financeiro e que professores na educação na pré-escolar é o fundamento mais importante a ser buscado.
“É muito bom que a Polônia possa apresentar seu primeiro relatório no tema capital intelectual”, reagiu o prof. Witold Orłowski, principal economista da agência de consultoria PricewaterhouseCoopers, ao saber do relatório.