domingo, 5 de outubro de 2008

Exército russo deixa a Geórgia

Foto: AFP

Tropas russas desmontam a base instalada na Osétia do Sul. A ação faz parte do acordo conseguido pelo presidente da França Nicolas Sarkozi e também presidente em exercício da União Européia. As forças armadas russas devem deixar o vizinho país até 10 de outubro próximo.

Segundo o coronel Igor Konaszenkow, comandante das tropas russas, seus soldados devem sair da Geórgia antes da data prevista pelo acordo.

A missão de observadores da UE afirmou, que as tropas russas já desmontaram uma importante base de apoio próxima a localidade de Nabachtewi, ao Noroeste da cidade de Gori. Contudo os soldados russos mantém a polícia georgiana afastada da operação.

Segundo uma jornalista francesa da agência de notícias AFP, neste domingo, começaram também os preparativos para desmontar a base russa em Kanti na fronteira com a região separatista da Abchazia. Os soldados russos desde a manhã deste domingo estão deixando calmamente Kanti.
Apesar do acordo, a Rússia deve manter na fronteira russa com as duas regiões separatistas da Geórgia um contingente de cerca de 7600 soldados.