quinta-feira, 3 de maio de 2018

3 DE MAIO - DIA DA MAIS ANTIGA CONSTITUIÇÃO DA EUROPA

Quadro: "A adoção da Constituição de 3 de maio" - pintura de Jan Matejko, 1891. O rei Stanisław August (à esquerda, em um manto real decorado com erminas) entra na igreja de São João Batista, onde a Constituição será empossada pelo Sejm (Câmara dos Deputados). Os marechais Stanisław Małachowski e Kazimierz Nestor Sapieha continuaram em mãos dos deputados . No fundo está o Castelo Real, onde a Constituição foi aprovada.

Naquela época a Polônia formava uma República Parlamentarista junto com a Lituânia, onde o rei era eleito pelo Congresso para exercer o papel de chefe de Estado.

Claro, algo tão inovador numa Europa Monárquica só poderia ser a da República das Duas Nações Polônia Lituânia.

A Constituição polaca é a segunda mais antiga do mundo, só sendo ultrapassada pela dos Estados Unidos.

Você sabia que a Constituição proclamada na Polônia no dia 3 de Maio de 1791 foi a primeira moderna constituição na Europa?

E você sabia, que a Polônia e a Lituânia é a primeira República do Mundo Moderno, de 1530?

A Constuição da Polônia foi escrita 4 anos depois da Constituição dos Estados Unidos, e foi a que introduziu a divisão tripartite do poder entre o legislativo, o executivo e o judiciário.

Em 1919, o aniversário da proclamação da Constituição de 3 de Maio foi estabelecido como Data Nacional da República da Polônia.

Infelizmente as celebrações foram proibidas durante a segunda guerra mundial e no regime comunista.

Desde o ano 1990, os polacos novamente homenageiam a data em que foi proclamada a primeira constituição moderna na Europa.

O dia 3 de Maio é um feriado nacional no país inteiro.