quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Israelense profana campo de concentração

Monumento ao Holocausto em Majdanek / Lublin - Foto: Ulisses Iarochinski
Um estudante israelense de 17 anos foi multado depois de expor suas nádegas em um dos alojamentos do antigo campo de extermínio de Majdanek, na cidade de Lublin, no Leste da Polônia, informou a polícia local nesta última segunda-feira (14/08).

O ato do jovem foi registrado por uma câmera de segurança. Guardas do local notaram o ato obsceno e chamaram a polícia. As autoridades disseram que o jovem deve responder pelo crime de "profanar um monumento ou memorial".

"Ele admitiu o ato e disse que estava disposto a aceitar a punição", disse o porta-voz da polícia, Andrzej Fijolek.

O cidadão israelense, que não foi identificado, estava visitando o campo de extermínio nazista como parte de uma viagem escolar. Ele foi autorizado a deixar o país, mas não antes de pagar uma multa de mil złotych (1.028 reais), acrescentou Fijolek.

Barracões de alojamento Majdanek / Lublin - Foto: Ulisses Iarochinski
Funcionários do memorial condenaram veementemente o ato, que foi descrito como "indecente" e "revoltante".

O campo de Majdanek foi construído em 1941 e serviu de local para o extermínio até 1944. Pelo menos 78 mil pessoas – a maior parte delas de origem judaica – foram mortas pelos nazistas no campo, até que o Exército Vermelho libertasse os sobreviventes.

A imprensa israelense informou que o jovem acabou sendo separado do restante dos estudantes e mandado de volta para Israel logo depois do incidente. O Ministério da Educação israelense também disse que a escola onde o jovem estuda deve tomar medidas disciplinares contra ele. Todos os anos, milhares de estudantes israelenses visitam os campos de concentração e extermínio e outros memoriais do Holocausto criados pelos alemães durante em sua ocupação na Polônia em viagens que recebem apoio do ministério.

Outros casos
Em março de 2018, um tribunal polaco multou outro adolescente israelense por urinar no campo concentração e extermínio alemão de Auschwitz, na cidade de Oświęcin, a 70 km de Cracóvia.

No ano passado, outro caso envolveu um grupo de 12 jovens da Polônia, Bielorrússia e Alemanha que protagonizou um protesto bizarro em Auschwitz. Eles se despiram e mataram um cordeiro em uma das seções do antigo campo. Posteriormente, eles afirmaram que queriam protestar contra a intervenção russa na Ucrânia.

Majdanek/ Lublin - Foto: Ulisses Iarochinski
Dois homens do grupo foram posteriormente sentenciados a penas de prisão de 14 e 18 meses por profanação de um memorial e crueldade com os animais, enquanto o resto do grupo teve pagar multas ou prestar serviço comunitário.

Em julho, dois turistas húngaros foram flagrados tentando levar tijolos de um antigo crematório em Auschwitz. Os dois receberam uma multa equivalente a cerca de 350 euros (1.500 reais) cada um, além da pena de um ano em liberdade condicional.

Fontes; JPS/dpa/ots