quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Geórgia pode esquecer Osetia





























Putin dá as ordens para Miedwiediew. Foto: AFP

"A Geórgia pode esquecer sua integridade territorial", afirmou o chefe da diplomacia russa Siergiej Ławrow. Logo em seguida o próprio presidente russo Dmitrij Miedwiediew assinalou, que a Rússia fará tudo para postular o domínio sobre a Abchazja e Osetia do Sul. Esta foi a notícia de primeira página no jornal Gazeta Wyborcza, desta quinta-feira, 14 de agosto de 2008.

Por sua vez a agência de notícias russa ITAR-TASS divulgou que o presidente da Rússia junto com os "presidentes da Osetia do Sul, Eduard Kokojtye e da Abchazja, Siergiej Bagapsz, assinaram num quarto encontro "seis pontos dos plano para encerrar o problema georgiano-osetiano."

P.S. Presidentes da Osetia e da Abchazja? Mas o que é isso? A Rússia já dá como favas contadas mais dois territórios em seu mapa, em que pese a intervenção do presidente da França e união Europeia (turno) Nicolas Sarkozy. Mapa este construído através e invasões, ocupações, dizimações e atentados terríveis contra a humanidade. Continuando assim uma política que começou com os Romanov quando ainda eram apenas o principado de Moscou no século XV.

Ao se tornarem o reino da Rússia e depois República Soviética sempre primaram por este hábito condenável de dizimar outras etnias, anexar os territórios invadidos, povoar com seus cidadãos e depois no futuro reclamar que estas terras são suas. Assim fizeram na Polônia em 1795 e depois em 1945. Invadiram, ocuparam, dizimaram, roubaram para depois se dizerem injustiçados.
O que o mundo civilizado (se é que o são, Estados Unidos, União Europeia e Brasil) deve fazer é exigir que a Rússia recolha suas tropas, seus cidadãos russos e deixe em paz a Geórgia.

Hoje, está sendo este pequeno país do cáucaso, amanhã serão as repúblicas do Báltico, a Moldávia, a Ucrânia, o Cazaquistão e finalmente a Polônia. É preciso parar este vermelho da bandeira, das camisas olímpicas e do sangue russo que é extremamente demoníaco e podre!

No mapa o que era o território da Polônia no século XVI
(em preto incluindo o traçado em vermelho)
e depois da partilha de 1795 e do "roubo" de terras de 1945.

Vôlei em Pequim: Brasil X Polônia

Foto: Piotr Nowak

O Brasil perdeu para a Rússia mais uma vez. E no próximo sábado o adversário será a Polônia, que depois de uma "fantástica partida" derrotou a Sérvia por 3:1 (31:29, 22:25, 25:22 25:21). Na tabela, os polacos agora estão iguais aos campeões Brasil, Rússia ou Itália. O jogo das quartas de final é decisivo para ambas as equipes. A vitória em Pequim foi uma revanche da derrota sofrida para a Sérvia no mundial do Rio de Janeiro.

P.S. Para os narradores e apresentadores da TV Globo aí vai os nomes dos jogadores polacos e respectivas pronúncias: Paweł Zagumny (pronuncia-se páveu zagumni), Michał Winiarski (mírrau viniárqui), Sebastian Świderski (sebástian chvidérsqui), Mariusz Wlazły (máriuch vlázuí), Łukasz Kadziewicz (uúcach cadjievitch), Daniel Pliński (dániel plihnsqui), Krzysztof Ignaczak (kjíchtof ignatczak). Os acentos agudos na pronúncia marcam a sílaba de som mais forte)