quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Natal em família em Bielsko Biała

Este 24 de dezembro passei em família e trabalhando. Encontrei em Bielsko Biała (pronuncia-se biélsco biaúa), cidade ao Sul da Polônia, muito próxima a fronteira com a República Tcheca, a família Jarosiński, ou seja a minha família Iarochinski, na Polônia.
Jerzy, sua esposa Bogumiła, o filho Grzegorz, as filhas Anna e Agnieszka, o genro Rafał (David) e a nora Joanna, além da mãe Wanda prepararam uma autêntica vigilia natalina com direito aos doze pratos típicos (representando cada um dos apóstolos de Jesus Cristo), as canções natalinas, chamadas por aqui de Kolendy, brinde com vodca e a cerimônia do opłatek, ou hóstia consagrada. No telejornal SBT Brasil foi ao ar ontem, a reportagem que fiz sobre este meu natal polaco, em família. Aqueles que não tiveram oportunidade de assistir aqui está uma edição mais longa da que foi ao ar pelo SBT.


Ah, sim! O cardápio desta ceia maravilhosa com meus os primos polacos é preciso ficar registrada. E também é preciso dizer que foi o Jerzy quem me descobriu pela Internet. Acreditamos que o pai de meu bisavô, portanto,  meu trisavô Jan Jarosiński era irmão do trisavô dele.

A Ceia de Natal na Família Jarosiński de Bielsko Biała

12 pratos da ceia natalina: Consome com “ravióli” de cogumelos secos, sopa de peixe, consome de cogumelos silvestres, carpa frita, peixe panga à milanesa, carpa à moda grega, arenque à milanesa, arenque com nata, salada de verduras, pierogi com repolho azedo e cogumelo, pierogi com ricota e batata, nhoqui com semente de papoula, passas e amêndoas.
Sobremesas: Torta com recheio de sementes de papoula, torta de requeijão, bolo de noiva com sementes de papoula e queijo, bolo de chocolate com cerejas, bolo de côco com maçã, pão de mel,
Bebidas: suco quente de compota de maçã, vinho branco e vodca.