terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Incendiado carro de ministra

Foto: K. Zelazowski

O automóvel da secretária de Estado Julia Pitera, chefe do gabinete do primeiro-ministro, Donald Tusk, incendiou-se na noite do último domingo. Peritos da polícia, depois de analisarem o veículo, apontaram duas causas para o sinistro: tanque de gasolina, ou parte elétrica. O comandante da polícia Marcin Szyndler já ouviu várias testemunhas tentando saber se foi atentado, ou simples acidente. Já a ministra Pitera, apesar de não querer afirmar de que se trata de um atentado, não descartou a possibilidade de que o incidente possa ter sido causado por "Hoolligans" (grupo de neonazistas). Disse que deixa nas mãos da polícia desvendar o que possa ter causado o incêndio de seu carro de 2,5 anos de uso e que passou recentemente por uma revisão. Seja como for, Julia Pitera é a encarregada pela administração do gabinete do primeiro ministro e do Escritório Central Anticorrupção do Governo.

Euro 2012 sem Ucrânia

O treinador da seleção da Ucrânia Oleg Błochin alerta que seu país pode não organizar a Euro Copa 2012. O temor é causado pela situação em que se encontra o Estádio Olímpico em Kiew, que está programado para a final da Copa Européia de Seleções naquele ano, declarou Błochin, nesta segunda-feira, em Iwano-Frankowsku, no Lesta da Ucrânia. As chances de seus país realmente conseguir organizar, neste momento são de apenas 80%. "Se não for interrompida a construção do Centro Comercial Trojickyj, que se instala diante do estádio, é muito possível que a Euro 2012 não ocorra na Ucrânia". Błochin criticou o governo que até o momento, apesar dos alertas da UEFA sobre segurança no público, não tomou nenhuma medida para impedir a construção do centro comercial que coloca em risco a realização da Copa na Ucrânia. "Se o presidente Wiktor Juszczenko e o prefeito de Kiew, Leonid Czernowecki, não fizerem alguma coisa rápido, adeus Euro". A UEFA já comunicou ao governo ucraniano que interrompa a construção do Trojickyj, que respondeu apenas que a questão depende do proprietário do empreendimento. Mas segundo o técnico da seleção, Oleg o problema permanece sem atenção.
As declarações do técnico ucraniano preocupa a Polônia, pois sem a Ucrânia, os polacos também poderão ficar sem a Euro 2012, já que o campeonato deve ser realizado em conjunto entre os dois países, como será a Euro 2008 entre Áustria e Suíça. O novo ministro dos esportes da Polônia dias atrás apresentou a firma vencedora para construir o Estádio Nacional da Polônia, em Varsóvia, que será palco da abertura da Euro 2012. Apesar disto, os polacos já começam a correr contra o tempo, pois não é apenas o estádio de Varsóvia, que precisa ser construído, mas os outros previstos em Gdańsk, Pożnan, Wrocław e Cracóvia.

Aspecto atual do Estádio de Kiew