sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Porque Trump não foi a Varsóvia


Quais foram as razões pelas quais o presidente estadunidense Donald Trump não foi a Varsóvia?
Foto: Nicholas Kamm / AFP
Uma das principais razões, escondidas do público, para cancelar a visita de Donald Trump a Polônia há três semanas foi o complicado jogo político entre Washington e Kiev, cuja participação é, por um lado, a posição do presidente da Ucrânia e, por outro, a vitória eleitoral do presidente dos EUA.

  • Washington vive o caso de um funcionário público anônimo que apresentou uma queixa aos seus superiores em meados de agosto, acusando o presidente dos EUA de violar a lei.

  • O caso é estritamente confidencial, mas a imprensa e mídia determinaram que se trata de uma conversa telefônica de Donald Trump em julho, provavelmente com o presidente da Ucrânia.

  • As fontes do portal Onet combinam esses eventos com a visita de Donald Trump a Polônia, programada para o início de setembro e o cancelamento repentino da visita.

  • Se isso for verdade, significa que as relações polaco-americanas foram vítimas do grande jogo entre Kiev e Washington.


É o que dizem as fontes da Onet no Congresso dos EUA, que vivem um enorme escândalo de vazamento na Casa Branca há vários dias. Esse escândalo mostra como as relações polaco-americanas e americanas-ucranianas foram vítimas de um grande jogo geoestratégico a portas fechadas.

A imprensa norte-americana revelou ontem que, no escritório do controlador da comunidade de inteligência dos EUA, há uma queixa dos chamados denunciantes sobre uma possível violação da lei pelo Presidente Trump. Essa história complicada começa e leva diretamente ao Salão Oval desde Kiev e Varsóvia.

Um denunciante é, de acordo com a lei dos EUA, um funcionário de uma instituição ou empresa estatal que coopera com o governo, e que revela irregularidades no trabalho dessas instituições. Existe uma lei especial nos EUA que protege os denunciantes contra a vingança dos superiores e estabelece um procedimento para lidar com suas queixas.

A comunidade de inteligência é a reunião de todos os 17 serviços de inteligência dos EUA, da CIA à agência de inteligência da Guarda de Fronteiras. É liderado pelo diretor da comunidade de inteligência que se reporta ao presidente.

Os jornais "New York Times" e "Washington Post" relataram de quinta a sexta-feira, que em meados de agosto um certo sinal informou o controlador da comunidade de inteligência, ou seja, um funcionário que atua como controle interno em caso de reclamações de funcionários sobre seus superiores, por uma violação da lei pelo presidente dos EUA. Segundo o sinalizador, a violação da lei deveria ameaçar a segurança nacional do país.

O assunto é extremamente secreto porque se refere a dois dos tópicos políticos mais importantes de Washington - uma possível violação da lei pelo presidente e a questão da segurança nacional. Por essas razões, a denúncia se tornou o único tópico de negociações políticas na capital dos EUA desde ontem, e uma de suas lascas pode atingir a Polônia.

Quase nada se sabe oficialmente sobre a denúncia ou o denunciante, pois o diretor da comunidade de inteligência protege essas informações como um dos maiores segredos do Estado. Os representantes do diretor estiveram no Congresso dos EUA há alguns dias, onde se reuniram com um comitê de serviços especiais. Contrariamente à lei, eles não transmitiram aos congressistas a própria denúncia e não divulgaram o que ela continha. Eles também não informaram o parlamento sobre quem era o denunciante.

Os jornalistas apenas informaram que a queixa se refere à conversa telefônica do presidente Trump com o líder de outro país e à promessa feita durante a conversa.

CONVERSA
Um grande grupo de pessoas da Casa Branca, da CIA e de vários outros serviços estão sempre ouvindo conversas entre o presidente dos EUA e políticos estrangeiros. Notas secretas dessas conversas circulam entre funcionários que lidam com segurança nacional e política externa dos EUA.

Segundo informações não oficiais, uma dessas pessoas informou ao controlador da comunidade de inteligência que ela acreditava que durante essa conversa o presidente dos EUA violou a lei e comprometeu a segurança dos Estados Unidos. Segundo o diretor da comunidade de inteligência, ele não é um oficial de inteligência, portanto, pode ser desde um diplomata até um funcionário da Casa Branca.

Volodymyr Zełenski
Jornalistas americanos suspeitam, citando fontes no Congresso dos EUA, que a discussão de Trump com o político estrangeiro na denúncia é uma conversa por telefone entre o presidente dos EUA e o recém-eleito presidente da Ucrânia, Volodymyr Zełenski, que ocorreu no final de julho deste ano.

De acordo com fontes do portal Onet, no Congresso dos EUA, que monitoram constantemente os eventos relacionados à denúncia, a conversa de Trump em julho com Zełenski envolveu, entre outros, três questões importantes para esta história: a luta das autoridades ucranianas contra a corrupção, a assistência militar dos EUA ao exército ucraniano e a possível reunião de ambos os presidentes em um futuro próximo.

Não sabemos o que aconteceu durante a conversa. No entanto, conhecemos três eventos que ocorreram pouco antes ou logo após essa conversa:

  • Durante todo o verão, a Casa Branca não concordou em alocar US $ 250 milhões no orçamento. por ajuda para o exército ucraniano ; graças à pressão do Congresso dos EUA, foi restaurado literalmente ontem;

  • foi tomada a decisão de encontrar os presidentes Zełenski e Trump em Varsóvia durante a visita de ambos os políticos ao 80º aniversário da eclosão da Segunda Guerra Mundial;

  • Rudy Giuliani, ex-prefeito de Nova York e advogado pessoal de Trump, pressionou o novo presidente da Ucrânia a forçar o governo a investigar um caso de corrupção envolvendo o empresário americano Hunter Biden.


Hunter Biden é filho de Joe Biden, ex-vice-presidente dos EUA sob Barack Obama, que agora tem a melhor chance de se tornar candidato democrata às eleições presidenciais dos EUA no próximo ano. Donald Trump e seus apoiadores há muito o tratam como o rival mais sério do presidente na luta pela reeleição e constantemente o atacam na mídia.

Joe Biden

Um dos pretextos de tais ataques é o trabalho que Hunter Biden fez durante algum tempo na Ucrânia  como membro do conselho de uma empresa privada de gás. A empresa foi acusada de lavagem de dinheiro.

Em maio deste ano o procurador-geral da Ucrânia informou que Hunter Biden não é objeto de uma investigação neste caso. Segundo o Ministério Público, Biden tornou-se membro do conselho depois que a empresa terminou a lavagem de dinheiro.

No entanto, nem Trump nem seus apoiadores acreditam nisso. Se Hunter Biden estivesse associado a atividades ilegais, o pai seria atingido com força, que, como vice-presidente dos EUA, poderia ajudar seu filho graças à sua influência em Kiev.

Na pior das hipóteses, esse caso poderia encerrar a luta de Biden pela presidência, porque a lei dos EUA permite em algumas situações processar cidadãos dos EUA por crimes cometidos fora do país.

Em entrevista à CNN ontem, Giuliani admitiu que havia pressionado recentemente representantes do presidente Zełenski a forçar o promotor geral a iniciar uma investigação contra Hunter Biden, e talvez também contra o próprio Joe Biden. Um resumo da troca telefônica entre Zełenski e Trump publicado pelo governo ucraniano em julho deste ano. também indica que a questão de uma luta mais vaga contra a corrupção na Ucrânia levou os dois políticos grande parte da conversa.

NENHUMA IMAGEM
Segundo a fonte do Portal Onet, no Congresso dos EUA, a ajuda militar à Ucrânia e a investigação de Biden do ponto de vista da Casa Branca foram os tópicos mais importantes e estreitamente relacionados nas relações EUA-Ucrânia.

A reunião, em Varsóvia, seria para provar que as relações estão indo muito bem. No entanto, quando a Ucrânia não teve pressa em ajudar Trump a encontrar ganchos para seu rival político, o presidente dos EUA se recusou a se encontrar com Zełenski, especula a fonte do Onet.

Para muitos políticos, não apenas na Europa Central e do Leste, o encontro com o presidente dos EUA é prova de sua forte posição na política internacional. Os americanos estão bem cientes disso. Trump não queria dar a Zełenski a oportunidade de triunfar, então aproveitou o pretexto do furacão que chegava nos EUA e cancelou a visita inteira.

A cooperação da Ucrânia na coleta de ganchos para Biden é muito importante para a Casa Branca. Ao contrário de declarações públicas, Trump não tem certeza se vencerá o segundo mandato. As pesquisas agora dão vantagens a seus rivais do Partido Democrata, e muitos economistas acreditam que o próximo ano será difícil para a economia dos EUA. Sem um crescimento econômico sólido e subsequentes aumentos salariais e queda do desemprego, Trump pode ter sérios problemas para vencer a eleição. Um forte gancho para um rival se aproveitar pode ser crucial.

DORIAN TAMBÉM IMPORTAVA

Vale ressaltar, no entanto, que o próprio furacão Dorian também foi um motivo muito importante para cancelar uma visita a Varsóvia pelos mesmos motivos. Os americanos esperam que seu presidente esteja com eles diante de uma ameaça de desastre natural. Quando o presidente George W. Bush subestimou a ameaça do poderoso furacão Katrina, em 2005, seu índice de aprovação caiu drasticamente.

No entanto, enquanto o próprio Trump, a Casa Branca e as autoridades polacas falaram amplamente sobre o furacão como a única razão para cancelar a visita a Varsóvia, ninguém mencionou a segunda razão para a repentina decisão de Donald Trump.

Ainda não se sabe se e quando descobriremos oficialmente o que exatamente o denunciante acusa o presidente Trump. Sua queixa, no entanto, tornou-se objeto da maior batalha política desde muito tempo, em Washington, e esse tópico definitivamente dominará a campanha eleitoral dos EUA que já começou.

Fonte: Portal ONET.PL
Texto: Bartosz Węglarczyk
Tradução e adaptação para o português: Ulisses Iarochinski